VIDEO – espetáculo de Kirian Mirabet e a sua Gymkhana de moto

14/11/2023

O piloto espanhol Kirian Mirabet e a sua Honda Africa Twin protagonizam a segunda parte da sua espetacular Gymkhana, filmada no cenário ao estilo de James Bond das instalações de Desguaces La Torre.

 

No passado mês de abril Kirian Mirabet acelerou o nosso pulso com a sua primeira Gymkhana, a “Gymkhana38“, em homenagem a Ken Block e gravada na localidade de El Paso, na ilha de La Palma, chega agora uma segunda edição intitulada “Gymkhana 2: Desguaces La Torre”, numa clara referência ao local onde foi filmada, dando origem a uma filmagem espetacular onde o piloto e criador de conteúdos espanhol volta a fazer as mil e uma diabruras ao guiador da sua Honda CRF1100L Africa Twin decorada para a ocasião pelo especialista Uniracing.

Tudo começou com uma rápida viagem a Desguaces La Torre, onde pudemos avaliar as possibilidades de filmar esta segunda parte. E facilitaram-nos tanto a tarefa que não podíamos recusar, especialmente Benjamín Torrejón, o segundo no comando, e Luis Miguel Rodríguez, o proprietário de Desguaces La Torre, cuja ajuda inestimável foi decisiva para levar por diante uma ideia que parecia absolutamente louca, recorda Mirabet.

As filmagens

As filmagens não foram fáceis. Foram quatro dias de trabalho das 9:00 às 21:00 horas, aproveitando as horas de encerramento do ferro-velho. Outra parte foi filmada no Museu do Automóvel, que faz parte das instalações, onde filmaram quando não podiam filmar no próprio ferro-velho devido ao trânsito e ao movimento de pessoas.

Apesar das imagens espetaculares e do risco que o piloto correu nestes quatro dias de filmagens, Kirian sofreu apenas uma queda, que pode ser vista no seu canal do Youtube. “Visualmente, foi muito espetacular porque bati numa parede, mas felizmente foi só um susto”, explica o próprio Mirabet.

Não há dúvida de que o novo cenário mantém o alto nível, recriando imagens de filmes como “Missão Impossível”. Para esta edição, o protagonista quis jogar muito com os elementos e obstáculos que introduziu. Acho que atingimos o nosso objetivo de criar algo novo e único, diz Mirabet. A cena mais complicada foi a fila de carros, porque cada carro era diferente, com diferentes durezas de carroçaria e os vidros partiam-se sempre que movíamos os carros. Outro plano complicado foi a explosão, porque só havia um plano e saiu impecável, diz Kirian.

Kirian e a sua equipa não estão satisfeitos: “Já estamos a pensar no próximo, queremos inovar e mostrar que com uma Honda Africa Twin se pode fazer tudo e chegar a qualquer tipo de público. Se juntarmos o agradecimento das pessoas e a receção que está a ter, não tem preço, diz o alter ego do agente ‘Ethan Hawke’, que não quer perder a oportunidade de agradecer a ajuda prestada aos mesmos Desguaces La Torre, Honda, Insta 360, Cardo Systems, S3 Parts, Outback Motortek, Mitas, Galfer e AndreaniMHS: Sem eles esta loucura da Gynkhana não teria sido possível.”

Quem é Kirian Mirabet?

Kirian Mirabet é um piloto de enduro de 29 anos de Girona, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Enduro Júnior de 2018.

Foi campeão catalão de Enduro de Nens na categoria juvenil (2008), piloto da KTM no Enduro 1 (2015), duas vezes campeão espanhol de Enduro (125 e Júnior), 3º no Campeonato do Mundo EJ1, piloto da Sherco no Campeonato do Mundo de Enduro (2016-2021).

Atualmente, é piloto da Honda Motor Europe Spain e concentrou a sua carreira na produção de conteúdos para as redes sociais, pilotando uma Honda CRF1100L Africa Twin.