Blusão “Perfecto” da Schott: Um rebelde com 90 anos

06/03/2017

O Blusão de Mota é uma daquelas peças de roupa que todos gostamos e que quase todos temos no nosso armário, mesmo aqueles que nunca andaram de mota, sexo feminino incluído.

Prático e resistente à moda e ao tempo, os blusões de mota são peças que perduram no nosso guarda roupa e que facilmente combinam com outras no nosso dia a dia.

Desde os “motards” aos “fashion victims” seja por moda seja por se ajustar a uma imagem descontraída e rebelde o blusão de cabedal é sempre um elemento casual que se utiliza em variadas ocasiões, inclusivamente para andar de mota.

O seu simbolismo está directamente associado a uma atitude “cool” e rebelde. E a sua longevidade pode-se de facto de classificar de intemporal pois qualquer que seja o modelo nuca parecem passar de moda.

Hoje em dia n-ao existe marca de roupa que não tenha um blusão de cabedal e muitos ao estilo de “mota”. A intemporalidade está patente na quantidade de sites e inclusivamente no próprio ebay que vendem todo o tipo de blusões de cabedal usados e cada vez mais de moda.

E podemos encontrar variadíssimos estilos, desde os Bomber, os clássicos, os de piloto, os de franjas típicos da Choppers mas de todos o mais famoso é o estilo “Perfecto”.

A linha de Blusões “Perfecto” foi desenhada por Irving Schott e comercializada nos Estados Unidos pela marca Schott NYC pela primeira vez em 1928 , convertendo-se no primeiro blusão de cabedal para mota de marca.

Os Perfecto ficaram famosos nos anos 50 pelo filme de Marlon Brando “The Wild Ones” e nos anos 70 pelos Ramones . Jean Paul Gauthier, famoso estilista, nos anos 80 adoptou também os Perfecto como peça destacada no seu guarda roupa.

Schott era um imigrante russo, judeu,  nos Estados Unidos e a marca Perfecto foi escolhida a partir do charuto cubano que mais apreciava  e a sua característica principal era a de incluir um Zipper  que passou, a partir de aí, a caracterizar e a distinguir os blusões de moto.

Nos anos 40 Schott lançou também um novo design que apelidou de “613One Star” e que se caracterizavam por terem uma estrela em cada ombro e eram blusões muito justos ao corpo e perfeitamente adaptados para as motos.

Hoje em dia para além dos modelos 613 e 618 o modelo comercializado pela Schott é o 118, com novamente fechos Zip cromados e a característica fivela do cinto devidamente protegida para não danificar os depósitos das motos e os bolsos mais ao centro para facilitar o acesso.

Os modelos 613 e 618 são fabricados há mais de 50 anos pelo que hoje em dia é muito difícil precisar a data do seu fabrico, embora os conhecedores saibam distinguir algumas pequenas variantes na sua confecção ao longo dos tempos.

Uma coisa é certa um blusão Perfecto da Schott, seja modelo 118, 613 ou 618,  é um investimento para a vida e sempre que o vestimos sentimo-nos mais bravos, mais rebeldes e mais cheios de energia.

Pedro Rocha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.