Como conduzir uma moto à chuva

04/03/2017

Mas com chuva todos os cuidados são poucos e o risco de acidente aumenta consideravelmente, pois a visibilidade nossa e de todos os que circulam é menor e as condições do piso não são certamente as melhores.

Para já não se esqueçam que Portugal é um país privilegiado já que relativamente a outros países europeus a quantidade de chuva que cai anualmente é muito menor.

Por isso e para que possas com toda a segurança continuar a  chegar com chuva onde quiseres, deixamos-te aqui alguns conselhos.

Avaliar bem as circunstâncias e a intensidade da chuva

Dependendo da intensidade e da quantidade de água que caiu ou vai cair as condições podem ser muito diferentes e condicionam o grau de cuidado e atenção que terás de ter. A pior situação não é quando chove fortemente mas sim quando começa a cair aquela chuva “molha parvos” pois com a sujidade na estrada cria uma capa deslizante muito perigosa que poderá colocar qualquer um em apuros. Quando chove muito a estradas são naturalmente lavadas e menos perigosas

Distância de segurança

A distância à viatura da frente deve automaticamente dobrar do que é habitual em seco. Assim terás tempo de gradualmente travar se for necessário e ao mesmo tempo manter uma melhor visão do que ocorre à nossa frente evitando a projecção de água do carro que nos precede.

Poder antecipar

O poder antecipar as situações de risco ou de perigo eminente é no caso de circular à chuva ainda mais relevante. Por exemplo um carro que vira sem colocar o pisca e que não te vê, ou um carril de eléctrico que há que cruzar, ou mesmo uma poça de água ou um amontoado de folhas… tudo tem que ter um tempo extra de análise e decisão pois os perigos aumentam consideravelmente.

Suavidade… recomenda-se

Nada de movimentos bruscos, nem travagens nem acelerações que habitualmente em piso seco podemos realizar. Com chuva tudo tem que ser muito mais suave e fluido, sem te inclinares demasiado nas curvas e mantendo uma velocidade abaixo daquela com que normalmente circulas. Atenção às zonas de passagem de peões pintadas no alcatrão que com chuva se tornam muito escorregadias.

Travagem…com e sem ABS

Todos estamos habituados a usar o travão da frente primeiro e o de trás apenas para aconchegar certo ? Pois com chuva recomenda-se precisamente o contrário, primeiro o de trás que permite abrandar com maior controle a moto e depois suavemente aplicar o da frente. Convém travar mais antes das curvas e menos quando circulares já dentro da mesma. O ideal é entrares em curva à velocidade que achas que podes fazer a mesma sem teres que travar. Se a tua moto estiver equipada com ABS terás parte do problema resolvido já que a actuação do sistema em caso de deslizamento da roda fará com que mantenhas maior aderência à estrada evitando assim um mal maior.

Cuidados extra nas grandes cidades

Coma chuva os condutores de automóveis andam ainda mais stressados, é filas e engarrafamentos, atrasos e transito normalmente lento, e aí é quando se começam a cometer maiores imprudências, sem olhar, com visibilidade reduzida devido ao embaciamento dos vidros e num impulso de raiva para escapar ao trânsito os condutores dos carros com chuva convertem-se num enorme perigo para a tua integridade física. Cuidados redobrados e façam como eu que durante o dia circulo sempre de máximos postos.

Poças e aquaplanning

Se és um piloto de enduro ou se normalmente fazes todo terreno estarás mais descontraído e à vontade em relação a possa de água e eventuais deslizamentos provocados pelas mesmas. De qualquer forma quando tenhas que atravessar uma zona alagada de água é melhor fazê-lo sempre com cautela e mantendo a moto perpendicular à estrada até cruzar a dita zona. Não dês guinadas nem inclines a moto e mantém o guiador firme até cruzares a zona de água. Tem também cuidado ao circulares junto a grandes poças não vá outra viatura atravessar as mesmas e projectar toda a água na tua direção.

 

Luzes e piscas

Usar e abusar das luzes e sinalética para mudar de direção. Como referi antes, de dia circulo normalmente com os máximos sempre colocados e assim aumento a minha visibilidade junto dos automobilistas. Se for necessário buzinar pois então, para isso é que colocam buzinas nas motos também, não tem que ser um privilégio apenas dos carros.

Roupa e equipamento

Ora aqui chegamos a uma questão realmente importante. Nada pior do que circularmos incomodados por nos sentirmos molhados. Por isso a qualidade do equipamento para a chuva é fundamental. Existem impermeáveis que ocupam pouco espaço e que em dias de incerteza ou risco de chuva podem e devem ser incluídos na bagagem da moto. Em caso de chuva abrigar-se e vestir rapidamente os mesmos. De qualquer forma um blusão já de si resistente à água com membrana Gore.Tex é sempre recomendável. Também umas luvas impermeáveis e umas botas ou sobre botas que evitem molharmos os pés também se recomendam. Se a tua moto é uma scooter então já de si vais mais protegido mas se quiseres existem agora umas mantas de proteção produzidas á medida de cada modelo, sendo que algumas até são térmicas e que fornecem proteção e conforto total.

Equipamento extra

Recomendamos também que montes um vidro mais alto na tua moto que permitirá aumentar a proteção ao impacto da chuva no teu capacete e na tua roupa. Cuidado para que a mesma não termine justamente em frente aos teus olhos perturbando a tua visão, razão pela qual deverão ser ou mais altas ou mais baixas.

Pneus

Os rasgos dos pneus têm por objectivo evacuar a água que circula entre os mesmo e a estrada. Se estiverem gastos e os rasgos com dimensão reduzida, é altura de os trocar. Se andas sempre de mota deverás optar por um pneu misto com rasgos acentuados que te permitam manter um nível alto de aderência e segurança quando circulas à chuva.

Capacete e embaciamento da viseira

Um bom capacete é sempre fundamental e a viseira deverá ser tratada com um produto anti-embaciamento. De qualquer forma em situações de grandes diferenças de temperatura , um capacete fechado ou integral tende sempre a embaciar a sua viseira com a nossa respiração directa, dificultando a visão e podendo ocasionar um acidente. A solução será a de manter a viseira ligeiramente aberta, sobretudo quando paras num semáforo por exemplo, ou eventualmente usares um acessório que te cubra a boca e o nariz canalizando a tua respiração para baixo para fora do capacete. Existem também sistemas de montagem interior sobre viseira que criam uma caixa de ar e evitam que a mesma se embacie.

Pedro Rocha/Motosport