Connected Ride: O novo Sistema de Segurança da BMW

21/10/2017

A BMW tem vindo ao longo de décadas a dar especial atenção à segurança nas duas rodas e a investir em sistemas que possam contribuir para a diminuição do risco de acidentes em motos. É o caso dos sistemas de ABS, ou de controlo anti derrapagem, o controle de tração e equipamento de segurança para os utilizadores.

Com o desenvolvimento de um novo protótipo apelidado de R 1200 RS Connected Ride, a BMW apresentou na Conferência da CMC em Munich aquilo que poderá vir a constituir um novo sistema de segurança inter-plataforma do futuro.

O novo sistema inclui uma série de novas funcionalidades que alertam em simultâneo os condutores dos veículos de duas rodas e viaturas de passageiros, no sentido de diminuir os riscos de acidente. O sistema de aviso de perigo funciona através da localização precisa via satélite das viaturas, com alertas em simultâneo, veículo para veículo, sempre que uma situação de perigo é detectada.

Em 2016 um novo consórcio foi formado pela BMW conjuntamente com a Honda e a Yamaha para promover a discussão sobre Sistemas de Transporte Inteligentes que permitam a comunicação entre veículos independentemente da da sua marca ou plataforma, procurando aumentar a segurança no sector das duas rodas e na mobilidade em geral.

O Consórcio CMC, Connected Motorcycle Consortium, tem como objectivo principal desenvolver tecnologias de comunicação entre veículos e tem a participação de outras entidades como a Direcção Geral para a Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, cujo Director Geral é Pedro Barradas, assim como a Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis e a Associação dos Fabricante Europeus de Motos.

Na passada Conferência da CMC realizada em Munich foi apresentado um sistema de segurança inter-veículos montado na BMW R1200 RS Connected Ride e em mais dois protótipos, uma Honda Africa Twin e uma Yamaha MT-09 Tracer.

No próximo congresso mundial da ITS, que decorrerá em Montréal de 29 de outubro a 2 de novembro, a CMC irá promover uma mesa redonda para discussão sobre sistemas de comunicação V2V ( Vehicle2Vehicle ) onde estarão presentes especialistas de todo o mundo nomeadamente dos Estados Unidos, Europa e Taiwan.

Pedro Rocha

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.