Dakar 2018: Etapa 12 das motos cancelada

18/01/2018

Pela segunda vez nesta 40ª edição do Dakar temos uma etapa que não irá realizar-se sendo que desta feita, e ao contrário do que sucedeu na nona tirada, a receita aplica-se apenas às motos e quads.

Em comunicado oficial a organização do Dakar, Amaury Sport Organisation, revelou que a Direcção de Corrida tomou a decisão de anular a jornada por razões de segurança apesar de não evocar quais. Consequência que surge depois deste órgão ter consultado os pilotos e inicialmente ter tido como medida alterar o percurso da etapa, que seria a segunda parte de uma tirada maratona.

Jornada essa que liga Chilecito a San Juan e tinha em agenda 375 quilómetros cronometrados mais 348 de ligação o que perfaz um total de 723. No mesmo comunicado pode ler-se que a partir das 9h00, hora de Portugal Continental, os pilotos das motos e quads iniciam a ligação até San Juan, onde estará montado o ‘bivouac’ no dia de hoje.

Com esta decisão restam apenas duas etapas para a conclusão do Dakar de 2018, o que significa que os pilotos têm apenas pela frente 544 quilómetros cronometrados para tentar operar mudanças nas classificações gerais que, neste momento, são lideradas por Matthias Walkner e Ignacio Casale em motos e quads, respetivamente.