Ensaio BMW R Nine T Urban G/S: Uma Dakariana para todos os dias

23/07/2017

Quando olhamos para a BMW R Nine T Urban G/S a primeira imagem nos vem à memória é a das BM’s que nos anos 80 se sagraram campeãs na provas do Dakar pilotadas por Hubert Oriol .

A pintura em branco combinada com as listas azuis em dois tons e o pormenor do banco laranja remetem-nos de imediato para esses tempos nos anos 80 em que as GS apareceram e deram início a toda uma nova era, não só no todo terreno como também para a própria BMW.

Aliás a própria BMW com este modelos quis precisamente invocar esses tempos daí inclusivamente a designação G/S mas separada por um traço para não ”canibalizar” a linha de motas com essa sigla. Mas a semelhança é clara, não só na pintura e nos grafismos como também em outros pormenores, tal como o guarda-lamas da frente elevado e a pequena proteção ao vento colocada sobre o farol.

A R Nine T Urban herda muitos componentes da família sobretudo da versão Scrambler. Aliás assim que arrancamos a Urban de imediato nos vem à memória a fantástica experiência que tivemos no inicio do ano com a versão Scrambler da R Nine T. O depósito é exatamente o mesmo, o quadro obviamente também e a posição de condução reta muito semelhante pois o guiador pareceu-nos o mesmo assim como a posição das peseiras.

A Urban que nos foi cedida vinha com jantes de raios (opção) e um saco de depósito (opção BMW) que se revelou muito prático e que do ponto de vista estético se integrava bem no conceito da moto. Os pneus eram de estrada / mistos embora a Scrambler viesse com pneus de tacos estes a serem opção nas duas versões.

Prazer Máximo

Assim que arrancamos o motor boxer de 1170cc e 110 cv não há forma de não nos maravilharmos com a sonoridade rouca do seu escape que embora não seja o Akrapovic de dupla ponteira que montava a Scrambler é uma ponteira única BMW, elevada ao mais puro estilo Rally, que tem uma sonoridade diria que de personalidade bipolar já que a circular com pouco acelerador emite um som suave e bastante silencioso e que ao rodar punho revela a sua verdadeira natureza “ BRAAAARRRRPPPP”… não encontro melhor forma de a descrever.

A Urban é uma moto que dá imenso gozo conduzir, com uma enorme baixa sempre disponível, de um equilíbrio fantástico e facilidade condução, leveza também considerável para uma moto desta dimensão, uma caixa irrepreensível em que me atrevi quase sempre subir de velocidade sem embraiagem e sem que a caixa manifestasse qualquer protesto mecânico e de um enorme prazer a curvar, como é típico das BMW Boxers, parecem que vão num carril.

No fim de semana fui até à Arrábida e Sesimbra e as curvas de Serra no Portinho foram feitas “ ao ataque” com pendura algo insegura de início mas a aperceber-se pouco a pouco da segurança que transmitia a URBAN no seu comportamento irrepreensível em estradas sinuosas. Achei que inclusivamente a URBAN era algo mais confortável que a Scrambler embora para o pendura o pouco espaço disponível em ambas versões e nada onde se agarrar cause algum desconforto.

A Urban apesar de ter um motor boxer com arrefecimento a ar e óleo, ao contrário das irmãs GS que já incorporam motores de refrigeração líquida, mantém um nível de vibração perfeitamente aceitável numa moto com estas características. Aliás a pouca “rudeza” que manifesta nas suas acelerações encorpadas fazem-nos sentir que vamos num verdadeiro puro-sangue algo “old school” que se impõe no conceito revivalista Neo-Clássico das R Nine T e que o pessoal da minha geração se habituou desde a sua juventude.

A BMW tem também uma quantidade de acessórios que nos permitem personalizar a nossa Urban… outras marcas oferecem também outros componentes que nos permitem transformar a R Nine Ts na nossa moto de sonho e a imaginação é o limite. Na fotografia principal deste artigo está ilustrada precisamente uma versão já personalizada da Urban e que vai de encontro ainda mais às R80 dos anos 80 do Paris-Dakar, uma belíssima preparação sem dúvida alguma.

Conclusão

A R Nine T Urban é uma moto fantástica, que nos enche as medidas, divertida e de semblante agressivo que invoca os tempos áureos da marca nos grandes desertos do Dakar, com um comportamento dinâmico irrepreensível como já referi e que me proporcionou uma semana de puro prazer. Tanto, que me custou no final ter que a devolver… era a moto ideal para as minhas férias, pronta para tudo, desde ir tomar o café da manhã no boteco da esquina, como nos estradões de acesso à praia, como fazer as curvas da Serra no final do dia para ir ver o pôr-do-sol e à noite irmos jantar naquela tasca na vila onde servem aquele peixe fresco pescado na falésia e grelhado no carvão. Urban G/S… mais uma que ficava na garagem.

FICHA TÉCNICA

BMW R Nine T Urban G/S

Motor
Tipo
Air/oil-cooled flat twin (‘Boxer’) 4-stroke engine, two camshafts and four radially aligned valves
per cylinder, central counterbalancer shaft
Diâmetro x curso
101 mm x 73 mm
Cilindrada
1,170 cc
Potência máx.
81 kW (110 hp) at 7,750 rpm
Binário max.
116 Nm at 6.000 rpm
Taxa de compressão
12.0 : 1
Gestão do motor
Electronic intake pipe injection / digital engine management with overrun cutoff, twin-spark
ignition
Controlo da emissão de gases
Controlled 3-way catalytic converter, exhaust emission standards EU-4
Prestações / Consumo
Velocidade máxima
Mais de 200 km/h
Combustível
Unleaded fuel, octane number 95-98 RON (rated output at 98 RON)
Sistema elétrico
Alternador
three-phase alternator 720 W
Bateria
12 V / 14 Ah, maintenance-free
Transmissão
Embraiagem
Single dry plate clutch, hydraulically operated
Caixa de velocidades
Claw-shifted six-speed transmission with helical-cut splines
Transmissão secundária
Shaft drive

Ciclística / travões
Quadro
three-part frame concept with front frame and two-part rear frame, load-bearing enginegearbox
unit, rear-set frame removeable for one-up riding
Suspensão dianteira
Telescopic forks, 43 mm fixed-tube diameter
Suspensão traseira
Cast aluminium single swinging arm with BMW Motorrad Paralever; central spring strut,
spring preload fully adjustable by hook wrench, adjustable rebound-stage damping
Curso da suspensão dianteira / traseira
125 mm / 140 mm
Distância entre eixos
1,527 mm
Avanço
110.6 mm
Ângulo da coluna de direção
61.5°
Jantes
Cast wheels
Jante dianteira
3.00 x 19″
Jante traseira
4.50 x 17″
Pneu dianteiro
120/70 R 19
Pneu traseiro
170/60 R 17
Travão dianteiro
Twin-disc brakes, diameter 320 mm, 4-piston callipers
Travão traseiro
Single disc brake, diameter 265 mm, double-piston floating caliper
ABS
BMW Motorrad ABS
Dimensões / pesos

Comprimento
2,175 mm
Largura (com espelhos)
870 mm
Altura (sem espelhos)
1,330 mm
Altura do banco, peso sem carga
850 mm
Arco interior das pernas, peso sem carga
1,890 mm
Peso sem carga, com meios de funcionamento, depósito cheio 1) 1)
221 kg
Peso total permitido
430 kg
Carga máxima (com equipamento de série)
209 kg
Capacidade do depósito
17 L
Reserva
app. 3,5 L
PVP 13.957 euros

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