Também as luzes são agora de tecnologia LED mas a grande evolução, algo polémica para os mais puristas da Vespa, é o painel TFT digital de informação que, na nossa opinião, está perfeitamente integrado no visual clássico da moto e dá-lhe um toque tecnológico atual. As chaves incluem também um sistema de localização da moto e um botão de abertura do banco.
A nova Vespa Primavera mantém as suas linhas características desde que foi lançada nos anos 60 e invoca os mesmos valores sempre defendidos pela marca. Imagem jovem, moderna, ágil e dinâmica, inovadora e sofisticada, e proporciona sentimentos de liberdade e alegria de viver quando conduzida.
O guiador mantém a configuração tradicional revestida que envolve o farol redondo dianteiro e toda a instrumentação. Atrás dos seus característicos aventais existe um enorme espaço quer para as nossas pernas quer eventualmente transportarmos algum volume ou mochila.
Debaixo do banco cabe apenas um capacete aberto e temos acesso ao tampão do depósito de combustível. O banco é confortável e monta um pequeno aro cromado na traseira que permite ao pendura segurar-se ou no caso de transporte de algum volume poder utilizar uma aranha cujos ganchos poderão engatar no mesmo. Na parte traseira dos “aventais” existe um painel que permite ter acesso do seu lado esquerdo a um pequeno compartimento que serve para guardar pequenos objetos.
A suspensão dianteira mantém as suas características ao estilo aeronáutico montada do lado esquerdo permitindo uma visualização integral da jante do lado direito e facilitando obviamente a sua desmontagem. A primavera monta um disco de 200mm na dianteira com ABS e assegura uma travagem bastante efetiva e controlada. O travão traseiro é ainda de tambor mas tal como na Honda PCX também os técnicos dizem que não justifica um segundo disco considerando as características da moto. A suspensão traseira do tipo monoshock tem possibilidade de ajuste de pré-carga da mola em 4 posições.O motor da Vespa Primavera de 125cc a 4 tempos com SOHC e 3 válvulas, monta injeção electrónica e arrefecimento a ar por turbina. O seu funcionamento é extremamente silencioso e inclui um sensor barométrico que garante sempre o a sua afinação. A potência que debita é de 12,7 CV às 7.700 rpm com um binário de 10.4 Nm às 6.000 rpm valores que garantem uma enorme vitalidade à Primavera e a sensação de uma enorme ligeireza na sua condução. Com um consumo de pouco mais de 2 litros aos 100Km e um depósito de combustível de 8 litros a Vespa Primavera tem uma extraordinária autonomia de perto dos 350 Km.
A transmissão é a típica das Vespas com motor e transmissão como elementos de esforço que substituem o braço oscilante. A transmissão é do tipo CVT através de uma correia em V e polies de diâmetro variável que funcionam na perfeição e garantem uma resposta rápida e uma enorme desenvoltura em ambiente urbano.
Apreciámos de facto a estabilidade acrescida fornecida pelas novas rodas de 12”, que apoiada numa travagem super efetiva e doseada e num rodar hiper silencioso transformaram o nosso contacto com a a nova Vespa Primavera 125 numa experiência muito gratificante. O seu look intemporal e o rejuvenescimento levado a acabo pela Vespa em alguns dos seus componentes e acabamentos garantem uma combinação neo-clássica irresistível para quem pretenda circular no seu dia-a-dia com estilo e classe pela cidade.
Cores disponíveis da versão 2018 são o preto, o branco, o vermelho, o azul claro, o salmão e o azul escuro mate.
Ficha Técnica
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