Marc Marquez arrancou da pole position e conquistou a vitória em Assen, a sua quarta vitória da temporada. A Catedral do Motociclismo deu-nos uma das melhores corridas da temporada com muito espetáculo, alguns toques e muita luta pela vitória.

O primeiro grande destaque da corrida foi Jorge Lorenzo que fez um grande arranque e conseguiu chegar ao primeiro lugar ainda na primeira volta, depois de arrancar do décimo lugar. Lorenzo foi o piloto que passou mais voltas em primeiro, mas no entanto terminou em sétimo, após uma segunda metade de corrida menos conseguida.

A luta pela vitória foi enorme e chegaram a estar oito pilotos envolvidos na mesma, mas nas últimas voltas foram ‘apenas’ seis os pilotos envolvidos na luta. Marquez foi o mais forte e conseguiu uma vitória importante, enquanto Alex Rins e Maverick Viñales completaram um pódio totalmente espanhol.

As Ducati estiveram muito bem e chegaram a rodar nas duas primeiras posições, mas Andrea Dovizioso não conseguiu melhor do que o quarto posto – Lorenzo foi sétimo, como já referido – e Valentino Rossi foi quinto. Cal Crutchlow foi sexto.

Na classificação do campeonato Marquez tem agora 140 pontos, mais 41 que Rossi e 47 que Viñales.