Honda X-ADV 2018: Um conceito inovador de enorme sucesso

15/01/2018

O seu lançamento em 2017 e o enorme sucesso alcançado na sua comercialização, com mais de 10.000 unidades vendidas no mundo inteiro, levou a Honda a fazer uma série de melhoramentos no modelo de 2018, sobretudo ao nível da sua maior aptidão para o fora de estrada.

Nesse sentido a Honda X-ADV recebe em 2018 um novo sistema de controle de binário selecionável a vários níveis e um interruptor G que permite passagens de caixa mais rápidas e directas, realidades que combinadas permitem à X-ADV ter um melhor desempenho Off-Road.

Com uma carroceria elegante e sólida a Honda X-ADV 2018 está agora mais preparada para a sua utilização em todo-o-terreno, existindo também uma versão de 47cv para utilizadores com carta A2. A honda redesenhou também parte do quadro no sentido de garantir no modelo de 2018 uma maior capacidade de carga debaixo do seu banco conseguindo agora uns expressivos 21 litros.

Para além do anteriormente referido a X-ADV de 2018 monta um pára-brisas com a possibilidade de ser ajustado em 5 posições distintas, um guiador em alumínio de secção variável, proteções de mãos tipo Africa Twin, um painel de instrumentos e informação ao estilo Rally idêntico ao da CRF450 e monta também descanso central, para além do sistema Smart Key que proporciona uma maior facilidade na sua utilização diária. Inclui ainda acesso a corrente de 12V e luzes totalmente em tecnologia LED.

As suspensões dianteiras e traseiras são de longo curso e absorvem de forma mais efectiva todas a imperfeições do terreno. A roda dianteira de 17” e a traseira de 15”, ambas raiadas, montam pneus de todo-o-terreno. Os travões incluem ABS e e as duas pinças de colocação radial e 4 êmbolos garantem uma travagem sempre efectiva em qualquer situação.

A transmissão DCT da Honda, de embraiagem dupla, de série na X-ADV, permite uma seleção de caixa mais curta para uma resposta mais viva no modo normal D. O modo S, o programa desportivo, tem 3 graus diferentes possíveis que permitem ajustar melhor o desempenho da X-ADV em condução desportiva. E claro com a possibilidade de acionar o interruptor G para melhorar o desempenho Off-Road.

O motor bi-cilíndrico da Honda, com 745cc e 54CV, está perfeitamente adaptado à caixa DCT e proporciona um excelente binário a baixas e médias rotações, garantindo uma aceleração enérgica e progressiva desde baixas velocidades. A X-ADV de 2018 incorpora também um controle de binário ( HTSC ) com dois níveis de intervenção e que pode ser desactivado para melhorar a condução Off-Road.

A versão de 35Kw/47Cv estará também disponível ara os portadores de carta de condução A2 sendo posteriormente possível passar a full power num concessionário Honda.

Está disponível 2018 nas cores Candy Red ( nova em 2018), Mate Silver, Digital Metalic Silver, Pearl White e Grand Prix Red ( idêntico à cor de família das CRFs )

O PVP da versão de 2017 é de 11.500 eur pelo que a versão de 2018, atendendo aos melhoramentos introduzidos, é natural que suba ligeiramente de preço.

Ficha Técnica

Motor: Bi-cilindrico paralelo, SOHC, com refrigeração líquida, cilindrada de 745cc, com 4 válvulas por cilindro, Taxa de compressão10,7:1, Potência max. De 54CV às 6.250rpm, Binário max. de 68Nm às 4.750 rpm, Arranque eléctrico, Capacidade de óleo 4,1 litros, Capacidade de combustível 13,1 litros, Embraiagem hidraulica multi-disco em banho de óleo, DCT com dupla embraiagem hidraulica, Caixa de 6 velocidades, Transmissão final por corrente, Quadro tipo diamante em aço

Dimensões : Comprimento 2.245mm, Largura 910mm, Altura 1.375mm, Distância entre eixos 1.590mm, Altura do banco 820mm, Distância livre ao solo 162mm, Peso 238Kg

Ciclística: Suspensão Dianteira telescópica ajustável, Suspensão Traseira Pro-Link mono amortecedor ajustável, Roda dianteira raiada de 17”, Roda traseira raiada de 15”, Pneu dianteiro 120/70-17, Pneu traseiro 160/60-15, Travões de disco à frente atrás com ABS de 2 canais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.