O conceito neo-clássico continua a inspirar quase todas as marcas no mercado se atendermos aos vários modelos que ultimamente têm surgido. A Indian Motorcycles soube tirar partido desta tendência e capitalizar no seu passado histórico com vários modelos revivalistas dentro do segmento de cruisers de linhas retro e clássicas.
A linha Scout com os sus diferentes modelos tem vindo a marcar a estratégia ao nível do segmento “entry level” das cruisers da Indian, contrariando o mito de que as cruisers têm que ser motos pesadas e com pouca potência. No entanto era necessário associar um factor de moda para que posicionasse a Victory como referência definitiva neste segmento e no mercado em geral.
Com esse objectivo nasceu a Scout Bobber, uma Scout rebaixada, com linhas e decoração agressivas, com a típica roda dianteira sobre dimensionada, característica das Bobbers originais, que nasceram nos USA no período pós II Guerra com o aproveitamento e adaptação das grandes e pesadas motos militares.
A Scout Bobber tem um look que nos conquista de imediato e que à sua passagem não deixa ninguém indiferente. O seu banco tipo selim mono-lugar é de efeito estético muito bem conseguido e enquadra-se de forma quase mágica nas linhas da mota reforçando a exclusividade e agressividade do conceito Bobber. Todo o sex-appeal da Scout Bobber tem como objectivo conquistar um segmento de mercado mais jovem, que olhava para as Indian como para motos de tradição mas conotadas exclusivamente com o passado. O look vintage está na moda e o fenómeno está para durar se considerarmos todo o efeito que tem gerado nos mais variados sectores da sociedade criando uma onda Hipster que tem marcado em termos urbanos as tendências de moda que vão para além do género de motos e que definem um modo de vida também.
Com o seu belíssimo motor de 1133cc e 94CV de potência para 255 Kg de peso a Scout Bobber demonstra uma enorme agilidade na sua condução. Com o curso da suspensão dianteira reduzida em 26mm em relação às Scout normais e uma posição de condução mais agressiva, com os pisa-pés colocados numa posição mais perto do condutor e um guiador tipo Bobber mais curto que nos coloca numa posição mais dobrada sobre a frente da moto a Bobber convida-nos a testar os seus limites e não apenas a rodar descontraidamente.Os acabamentos da Indian Scout Bobber são excelentes e o look agressivo e escurecido está patente em quase todos os seus elementos. O depósito, o quadro, os guarda-lamas, o guiador, os escapes, os piscas, o farol, os espelhos e até mesmo o conta kms analógico-digital têm um acabamento em lacado negro que reforça o temperamento da Bobber. O guarda lamas traseiro recortado leva uma peça de extensão para o suporte de matrícula, realidade que por questões legais obriga a esta adaptação já que a posição original da matrícula neste modelo nos estados Unidos é lateral.
Com um selim baixo, que nos coloca numa posição mais baixa que numa Scout convencional, os nossos pés assentam perfeitamente no chão e imaginamos que condutores de estatura relativamente baixa tenham também esse privilégio o que permite que a Bobber da Indian tenha uma maio abrangência em termos de potenciais clientes.
A Indian Scout Bobber é muito fácil de conduzir e apesar da posição obrigar a uma postura um pouco fechada sobre a moto assim que começamos a rodar percebemos que a mesma se justifica dado o temperamento do seu motor com um binário que realmente se afirma numa faixa bastante alargada nas médias rotações, ou seja naquelas onde normalmente rodamos na maioria das situações.
O som do seu motor é rouco e grave e condiz com o conceito de moto da Bobber. Surpreendeu-nos muito ao nível das vibrações, quase nulas, onde penso que a Indian fez um bom trabalho dotando o seu V2 de uma enorme suavidade e silêncio o que contribui para um maior conforto em velocidade de cruzeiro ou em trajectos mais longos.
A embraiagem é bastante leve e nada cansativa que combinada com uma caixa precisa e silenciosa tornam a condução da Scout Bobber num verdadeiro prazer. O rodar do punho transmite uma aceleração precisa e impõe uma evolução enérgica e progressiva no desempenho da moto, entusiasmante até.
Em matéria de ciclística podemos afirmar que o seu comportamento também nos surpreendeu e se mostrou muito acima da média no seu segmento. A Scout Bobber trava, curva de forma efectiva e neutra como se de uma moto de um segmento mais estradista se tratasse, graças a um quadro resistente e bem desenhado e umas suspensões que apesar do pouco curso se revelaram efectivas em bom piso. A travagem em condução mais agressiva acusou talvez a falta de um segundo disco mas mesmo assim chegou sempre para manter um nível de segurança bastante aceitável. Claro que com todos este desempenho em curva raras eram as vezes em que em estrada aberta e mais sinuosa não chegávamos aos limites da mesma com alguns elementos a acusarem o toque no asfalto, nomeadamente as nossas botas, o que era uma boa sensação dada a agressividade que permitia ser conduzida.
A Indian Scout Bobber é de facto uma moto belíssima e que conquista corações. Este novo segmento das Bobbers tem já concorrentes de peso, nomeadamente a nova Triumph Bobber, sobretudo a nova Bobber Black de 2018 que inclui uma série de melhoramentos em relação à de 2017 inclusivamente nos acabamento em negro que se assemelham aos que a Indian adoptou, acusando assim a concorrência efectiva da marca americana. Também a Moto Guzzi e a própria Yamaha oferecem modelos neste segmento e obviamente a Harley Davidson com a sua Forty-Eight.
A Indian Scout Bobber inclui uma extensa gama de acessórios da marca para a sua personalização que podem ser encontrados no site da marca, desde guiadores de 16”, a rodas raiadas, opções de bancos ainda mais retro, banco para o pendura, malas de couro laterais enfim uma lista de enormes possibilidades que permitem uma personalização extrema deste modelo.
Cores disponíveis em 2018
Thunder Black Bronze Smoke
Thunder Black Smoke
Especificações Técnicas
Motor 1133cc 8v V-twin
Potência 100 CV
Binário 97,6 @ 6.000 rpm
Alimentação Injecção Electrónica
Caixa de 6 velocidades
Suspensão Dianteira Telescópica de 41mm de cartucho com 120mm de curso
Suspensão traseira Amortecedores convencionais duplos com 50mm de curso
Quadro Estrutura central de liga de alumínio
Travão dianteiro Disco de 298mm com pinça de dois pistons
Travão traseiro Disco de 298mm com pinça de 1 piston
Roda dianteira Em liga de 16” x 3,5 “
Roda traseira Em liga de 16”x 3,5”
Pneu dianteiro 130/90-16
Pneu traseiro 150/80-16
Escape duplo com crossover
Peso em seco 244kg
Depósito 12.5 litres
Dimensões
Distância entre eixos 1562mm
Altura do banco 649mm
Altura ao solo 123mm
Altura máxima 1154mm
Comprimento 2229mm
Largura máxima 926mm
Concorrência
Triumph Bonneville Bobber Black / 1.200cc / 77 CV / 237,5 Kg /14..250 eur
Triumph Bonneville Bobber / 1.200cc / 77 CV / 228 Kg / 12.900 eur
Harley Davidson Forty-Eight / 1.202 cc / 67 CV / 245 Kg / 11.900 eur
Moto Guzzi Bobber / 850 cc / 55 CV / 199 Kg / 9.990 eur
Yamaha XV950 R / 942cc / 54,3 CV / 251 Kg / 9.995 eur
Pedro Rocha
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