Indian Scout Bobber: Apresentação Oficial em Lisboa

A convite da Indian Motorcycle Lisboa, deslocámo-nos à sua nova loja para assistirmos ao lançamento oficial da Indian Scout Bobber, um novo modelo da gama Scout com motor de 1133cc e 94Cv de potência que vem completar a oferta da marca norte americana Indian com um novo modelo, de aspecto agressivo e irreverente e especialmente dirigido a um segmento de mercado mais jovem.

Depois do encerramento da Victory, o Grupo Polaris decidiu manter a marca Indian como a sua marca bandeira nas duas rodas e concentrar na mesma todos os seus investimentos.

A Scout Bobber invoca o antigo conceito norte americano pós-guerra quando existia uma produção motos reduzida e um enorme excedente de motos militares. Os motociclistas começaram a utilizar as mesmas retirando todo o material desinteressante e diminuindo drasticamente o seu peso através de da redução da dimensão de determinados elementos, nomeadamente encurtando o guarda lamas traseiro que acabou por apelidar o conceito de moto, a “Bob Tail”.

A nova Indian Scout Bobber não é uma moto demasiado radical apesar do seu aspecto rebelde e agressivo. O conceito Bobber está de facto patente no modelo mas é mais estético, numa abordagem comercial perfeitamente enquadrada nas actuais tendências retro do mercado, tendo a Indian optado por escurecer a Bobber relativamente à sua versão de base Scout que monta mais cromados.

A opção de utilização dos tons escuros predomina em quase todos os seus elementos, inclusivamente no próprio quadro, motor, escapes , suspensões , braço oscilante, tampas do motor e peças variadas da moto inclusivamente o próprio guiador da Indian Scout Bobber. Os manómetros ao contrário do habitual beije de fundo das Indian são também negros. Os faróis e piscas são de tecnologia LED e de acabamento negro.

O motor bi-cilíndrico de 1.133cc debita 94CV às 8.000rpm com um binário de 97Nm às 5.800rpm, conjugado com a injecção electrónica proporciona uma resposta suave e progressiva, mais parecida com uma cruiser do que com o temperamento mais agressivo que se espera numa Bobber, tornando a sua utilização mais abrangente e menos radical.

A posição de condução é mais agressiva que na Scout sobretudo pelo guiador plano que monta e a posição dos pés ser mais recuada. O banco é mais alto que o da Scout devido à espessura do seu enchimento, o que a torna por outro lado mais confortável. As suspensões não são reguláveis e o curso dos amortecedores traseiros foram encurtados em 1/3 em relação aos da Scout. Ficamos com alguma curiosidade sobre o comportamento da Bobber em estradas de mau piso e com irregularidades, realidade que em Portugal e em percursos urbanos é infelizmente muito habitual. Ficou a promessa dos responsáveis da Indian Motorcycles Lisboa de em breve podermos ter uma Indian Scout Bobber para podermos testar e avaliarmos o seu comportamento dinâmico.

Esteticamente a Scout Bobber é belíssima e de um equilíbrio formidável onde se destaca a dimensão e design exterior do seu motor bicilindrico em V. Os acabamentos são excepcionais e já característica habitual de todas as motos Indian. Um catálogo extenso de acessórios permite a personalização total deste modelo e a sua adaptação ao estilo de cada um. Em breve voltaremos a falar da Scout Bobber e a testar a sua condução e o seu comportamento em estrada.

Indian Scout Bobber

Ficha Técnica

Motor V-Twin 1133cc

Arrefecimento Líquido

Taxa de compressão 10.7:1

Alimentação Injecção electrónica

Potência 95CV

Binário 97Nm às 5.600rpm

Embraiagem Multidisco em banho de óleo

Caixa Manual de 6 velocidades

Transmissão Correia dentada

Quadro Mono viga em alumínio

Suspensão Dianteira Telescópica com 120mm de curso

Suspensão Traseira Amortecedores Duplos 50mm de curso

Travão Dianteiro Disco único de 298mm com pinça de 2 êmbolos

Travão Traseiro Disco de 298mm com pinça de 1 êmbolo

Pneu dianteiro 130/90-16

Pneu traseiro 150/80-16

Sistema de escape Dois escapes com interligação

Comprimento 2276mm

Largura 926mm

Altura 1154mm

Altura do banco 649mm

Distância entre eixos 1562mm

Distância ao solo 123mm

Capacidade depósito 12.5 Litros

Peso 245Kg

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.