Inspiração histórica para a nova BMW “Lac Rose”

Esta versão Scrambler da BMW Nine T não é propriamente novidade, pois foi apresentada em 2016 no Festival em França, Wheels and Waves. No ano anterior tinha sido lançada no mesmo evento a Custom Path22 que acabou por ser a inspiradora da nova BMW R Nine T Scrambler. E no ano de apresentaram esta fantástica “Lac Rose”.

Poucas marcas têm um histórico suficientemente rico para inspirar novos modelos, mas a BMW com a “Lac Rose” vai precisamente buscar influência não apenas a um modelo mas a dois.

b8318f231ef724f4d9e36d5963428369

Primeiro às competições no deserto no início dos anos 80 com Hubert Auriol e mais tarde com Gaston Rahier, ambos a sagrarem-se campeões com vitórias memoráveis no Paris Dakar aos comandos das famosas GS Marlboro preparadas pela HPN.

Foi em 1985 que a BMW lançou a primeira edição limitada da BMW R80 GS, edição limitada do Paris-Dakar , precisamente para capitalizar sobre as vitórias obtidas até então.

Com base nestas duas motos históricas a BMW decidiu o ano passado apresentar esta Concept GS que apelidou de “Lake Rose” pois era o nome do lago onde terminava o Paris-Dakar nessa década dos anos 80 e até 2008.

A GS “Lac Rose” foi construída praticamente com material standard da BMW e apenas com cursos de suspensão mais longos e pormenores para aumentar a semelhança com a GS dos anos 80, como o banco e o depósito de maiores dimensões. O quadro posterior pintado e a pequena carenagem do farol.

Também foram colocadas proteções de mãos, um novo escape , uma proteção de carter e de motor e pneus TKC80. E claro para acentuar o look Scrambler, os típicos foles de borracha na suspensão dianteira.

A versão GS Rallye deste ano de 2017 parece ter herdado em parte este património histórico da marca tão bem ilustrado e homenageado nesta versão “Lac Rose” da BMW.

Pedro Rocha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.