Moto2: Brad Binder vence, Miguel Oliveira foi apenas 11º

28/10/2018

Miguel Oliveira terminou em 11º o Grande Prémio da Austrália de Moto2. O piloto português arrancou de 20º e começou bem, subindo até décimo, mas depois o piloto da KTM não conseguiu continuar a ganhar posições e inclusive caiu uma posição. A vitória foi para Brad Binder.

Miguel Oliveira fez um bom arranque e na primeira volta ganhou oito posições, duas voltas depois o piloto português cumpriu um dos objetivos e passou Francesco Bagnaia, que na altura perdeu algumas posições. Quando tudo parecia estar a correr bem Oliveira deixou de conseguir ganhar lugares e inclusive foi ultrapassado por Marcel Schrotter e Fabio Quartararo. O 11º lugar final é o pior resultado da temporada, onde apenas se salva o facto de ter terminado à frente de Bagnaia, mas recuperou apenas um ponto, estando agora a diferença em 36 pontos pontos quando estão em disputa 50.

Bagnaia também fez um bom arranque, mas na terceira volta da corrida perdeu algumas posições e acabou em 12º. O líder do campeonato colocou-se depois atrás de Miguel Oliveira e pareceu não querer correr grandes riscos, nunca tentando ultrapassar o português, mantendo-se apenas atrás do português a controlar o ritmo deste.

Na frente grande luta e várias quedas. Brad Binder foi o vencedor, tendo assumido a liderança, pela primeira vez, logo na segunda volta, aproveitando a queda de Mattia Pasini, que recorde-se tinha arrancado da pole position. Binder depois ainda chegou a rodar na quinta posição, mas voltou a conseguir assumir o topo já perto do final e somou a sua terceira vitória. Com este resultado, o piloto da KTM assegurou o terceiro posto do campeonato.

O piloto sul africano venceu com 0.036s de vantagem para Joan Mir. O piloto espanhol aproveitou o vácuo para quase conseguir passar Binder na reta da meta, mas não conseguiu e teve de se contentar com o segundo posto. Xavi Vierge – que liderou boa parte da segunda metade da corrida – fechou o pódio, após bater por apenas 0.008s Augusto Fernandez.