Moto2 – GP da Argentina: Miguel Oliveira 3º na vitória de Mattia Pasini

08/04/2018

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) concluiu a segunda prova da temporada, o GP da Argentina, na terceira posição, numa corrida onde a luta pela vitória durou até às bandeira de xadrez e o piloto português da KTM mostrou que está na luta pelo campeonato realizando uma corrida de nota máxima apesar da vitória de Mattia Pasini (Italtrans Racing Team) e do segundo lugar de Xavi Vierge (Dynavolt Intact GP).

Na largada, Xavi Vierge saiu que nem uma flecha e Miguel Oliveira que largou do sétimo lugar da grelha, saltou de imediato para a terceira posição e era segundo no final da primeira curva. Contudo Lorenzo Baldassarri (Pons HP40), vindo de trás não tardou a surpreender o piloto da KTM e a subir ao segundo lugar.

A luta pelos lugares da frente foi bastante apertada nas primeiras voltas e não demorou que Mattia Pasini surpreendesse tudo e todos e assumisse o comando da corrida, numa altura em que Xavi Vierge cometia um erro e deixava Miguel Oliveira na segunda posição com Baldassari atrás do português.

Os três da frente ganhavam uma ligeira vantagem de imediato sobre os mais directos prosseguidores que eram liderados por Álex Márquez (EG 0,0 Marc VDS), na quarta posição que tentava colar no grupo que seguia na sua frente, mas sem o conseguir mostrar argumentos para isso.

Miguel Oliveira surgia verdadeiramente diferente nesta corrida, daquele que vimos nos treinos livres e na qualificação e com a pista a secar e sem chuva, o piloto português da KTM estava rápido e confiante na sua KTM mostrando-se várias vezes a Pasini que seguia na liderança da corrida.

Assim a 11 volta dos final, Oliveira assumiu mesmo a liderança da corrida, mostrando que a sua KTM estava mais veloz que a Kalex de Pasini, no entanto na resposta o italiano num chega para lá a Miguel Oliveira, obrigou o português a alargar a trajectória em curva o que levou o piloto português a descer de primeiro para terceiro.

Estava ao rubro a luta pelos lugares da frente e atrás dos três primeiros, Xavi Vierge, era agora o quarto classificado, depois de se despachar de Álex Márquez e procurava aproveitar a guerra pela liderança da corrida para encostar no trio da frente. Isto numa altura em que Miguel Oliveira passava por Baldassari e regressava assim à segunda posição, voltando a encostar na roda de Mattia Pasini.

A oito voltas do final da corrida estava tudo em aberto pela vitória, numa altura em que Miguel Oliveira registava a volta mais rápida em corrida ao rodar em 1m44,642s e Baldassari perdia o contacto com o Pasini e Oliveira e deixava-se apanhar por Vierge que não tardou em subir a terceiro.

A seis voltas do final, Miguel Oliveira regressava à liderança da corrida, mas Pasini não facilitava e voltou a repetir a dose ultrapassando Oliveira da mesma forma que já o tinha feito. Quem aproveitou foi Xavi Vierge que subiu ao segundo lugar relegando o piloto português para terceiro.

Entravamos nas últimas quatro voltas desta segunda ronda do Mundial, com três pilotos na luta pela vitória, já que a diferença para os perseguidores aumentava consideravelmente, contudo Miguel Oliveira perdia algum terreno para os dois da frente, numa altura em que Vierge atacava a liderança de Pasini.

Até ao final as posições não se alteraram e Mattia Pasini alcançou a vitória no GP da Argentina, relegando para a segunda posição Xavi Vierge a 0,850, enquanto Miguel Oliveira ocupou o lugar mais baixo do pódio a 1,414s do vencedor, naquele que é o primeiro pódio do piloto da KTM esta temporada.

A fechar o top cinco Lorenzo Baldassari que acabou por ser quarto a 5,178s, na frente de Alex Márquez que terminou a 5,471s do vencedor desta segunda ronda do campeonato.

Com estes resultados Mattia Pasini é o novo líder do Mundial com 38 pontos, seguido por com 33 e por Francesco Bagnaia com 32 que ocupa a terceira posição. Já Miguel Oliveira é quinto 27 pontos.

A próxima ronda do Mundial é o GP das Américas que terá lugar a 22 de abril

Classificação