GP de Inglaterra: Quem vai ganhar desta vez, Oliveira ou Bagnaia?

25/08/2018

O campeonato de Moto2 chega a Inglaterra, ao circuito de Silverstone para mais uma “jornada de luta” na disputa do titulo mundial entre Miguel Oliveira e o italiano Francesco Bagnaia.

Separados por apenas 2 pontos na tabela do mundial, a favor de Bagnaia após a vitoria conquistada na última curva do GP da Austria, Miguel Oliveira chega a Silverstone empenhado a virar o resultado.

Neste momento, podemos considerar que a disputa do campeonato está reduzida a estes dois pilotos, uma vez que o terceiro classificado Alex Marquez se encontra a 76 pontos de distância. Ou seja, precisaria de 3 vitórias sem que os líderes pontuassem para se imiscuir na luta. Sendo certo que faltam ainda disputar 8 corridas e estando ainda 200 pontos em disputa, tudo pode acontecer. Mas, a estatística revela que não será muito provável vermos Alex Marquez a disputar a liderança do mundial de Moto2 de 2018.

Para já, o que nos interessa é a posição do nosso piloto Miguel Oliveira que tem vindo a fazer uma época de sonho, tendo já passado pelo primeiro lugar durante uns breves 7 dias. Ainda assim, tem dado provas de estar extremamente competitivo. Não podemos esquecer que a KTM de Miguel Oliveira nunca esteva à altura de, nas primeiras 10 corridas da época, poder disputar os lugares cimeiros da grelha de partida. Na verdade, esse foi o grave “calcanhar de aquiles” da KTM. Algo relacionado com afinações que impediam que a moto fosse competitiva em qualificação, ou seja, com o peso mínimo derivado de um depósito de gasolina muito vazio e em simultâneo com os pneus mais macios. Este problema, que foi de certa forma abafado pela KTM e os pilotos, parece ter ficado resolvido após a introdução de algumas modificações nas KTM a partir do GP da República Checa, em que Miguel Oliveira conseguiu obter o 4º lugar. Uma posição mais aceitável para quem pretende disputar a vitória em todas as corridas.

Contando com uma KTM já apta para lutar pelos lugares da frente na grelha de partida, Miguel Oliveira pode agora lutar pelas posições cimeiras logo desde as primeiras voltas, sem ter o “trabalho” de vir de trás a fazer ultrapassagens em cada curva. Esta é uma vantagem concreta que já teve resultados imediatos nas duas últimas corridas na República Checa e na Áustria, em que Miguel Oliveira esteve na luta pela vitória desde as primeiras voltas.

Vamos acreditar que no próximo domingo, Miguel Oliveira vai dar mais uma grande alegria aos portugueses que o seguem.

Pedro Mendes/Motosport