Moto2: MV Agusta oficializa regresso

19/05/2018

No final da passada semana começou a circular com alguma intensidade a notícia de que a MV Agusta iria regressar ao Mundial de MotoGP, mais concretamente ao Moto2, no próximo ano.

Agora, surge a confirmação que coloca um ponto final numa ausência de 42 anos de um construtor que tem uma importante história no campeonato ou não estivesse ligado aos sucessos do lendário Giacomo Agostini.

Tal como já era esperado o acordo foi celebrado com a Forward Racing e tem a extensão de quatro épocas, podendo ser prolongado por mais quatro. Assim a partir da próxima temporada teremos um novo fabricante de chassis numa categoria que conta atualmente com as presenças de Kalex, KTM, Mistral, Speed Up, NTS e Suter.

De realçar que a chegada da MV Agusta dá-se também no ano em que o fornecedor exclusivo de motores do Mundial passará a ser a Triumph ao invés da Honda, que está presente na categoria desde o início da sua atual denominação. Uma situação que também ajuda a explicar este regresso da MV Agusta, pois o construtor transalpino conhece bem a arquitectura do tricílindrico da casa britânica.

Os testes em pista, ainda que de carácter privado, irão começar a decorrer no próximo mês de julho. Em termos técnicos o projecto será liderado por Mauro Niccoli, sendo que em breve será revelado o nome do piloto de testes.