O luso será o piloto da nova KTM Tech 3, equipa satélite do construtor de Mattighofen. Esta nova aventura irá trazer consigo uma novidade para o campo de Miguel Oliveira. Depois de uma carreira a competir com o número 44, desta feita o piloto de 23 anos será forçado a trocar de número, pois Pol Espargaró, piloto oficial da KTM, já é o detentor do #44.
Assim em 2019 veremos Oliveira com o #88 na carenagem da sua moto conforme foi revelado na lista provisória. Um número que tem o simbolismo de representar o dobro daquele que Miguel Oliveira usou desde o início da sua carreira. Uma nova realidade à qual teremos forçosamente de nos habituar ao longo da próxima época.
Entre os números para 2019 destaque igualmente para alteração de Maverick Viñales, passa do #25 para o #12, e do novo campeão do mundo de Moto2, Francesco Bagnaia, que deixa o #42, está na posse de Álex Rins, e passa para o #63.
Já fora do âmbito numerário, nota para a denominação da nova formação satélite da Yamaha a partir do novo exercício. O conjunto, que ocupará a vaga deixada pela Ángel Nieto Team, terá o nome de Petronas Yamaha SRT.
Lista provisória de pilotos e equipas: