Para a categoria rainha, MotoGP, tal como sucedeu na última pré-época serão quatro as pistas a serem palco de ensaios, mas com a novidade a ser o ingresso do circuito de Jerez-Ángel Nieto e a saída da tailandesa pista de Buriram, que figurou no calendário da última pré-época porque tratava-se de um novo destino no calendário.
Assim a preparação do novo ano irá começar, como é habitual, no valenciano circuito Ricardo Tormo e poucos dias depois do concluir da temporada de 2018 nesta mesma pista. Segue-se Jerez, ainda no mês de novembro, sendo que depois a ação apenas regressará em Sepang no mês de fevereiro, já em 2019, pois entre dezembro e janeiro é proibido testar.
O derradeiro ensaio será no final de fevereiro e na pista catari de Losail, que certamente será o palco que acolherá o arranque de mais uma época.
Calendário MotoGP:
Teste de Valência – 20 e 21 de novembro
Teste de Jerez – 28 e 29 de novembro
‘Shakedown Sepang’- 1 e 3 de fevereiro
Teste de Sepang – 6 e 8 de fevereiro
Teste de Losail – 23 e 25 de fevereiro
Calendário Moto2/Moto3
Jerez – 23 e 25 de novembro
Jerez – 20 e 22 de fevereiro
Losail – 1 e 3 de março
Por último ficámos também a conhecer as datas dos testes oficiais da nova competição destinada às motos elétricas, a FIM Enel MotoE World Cup. Mais uma vez a pista de Jerez é ponto de paragem obrigatório, sendo que ainda está por conhecer o destino do último ensaio oficial.
Calendário MotoE
Jerez – 23 e 25 de novembro
Jerez – 12 e 14 de março
Teste de abril – Local a definir
Alexandre Melo/Motosport