Ao contrário da sua irmã naked, a CB650F, com a qual partilha quase tudo, a CBR monta um guiador em duas peças, tipo avanços , montados no topo da suspensão e que são cerca de 30mm mais estreitos que os da CB e ligeiramente mais baixos. As novas suspensões Showa têm uma excelente afinação sobretudo para condução rápida em estradas sinuosas e com bom piso. A posição de condução é de praticamente de uma tourer.
O motor da CBR650 tem um comportamento suave e progressivo mas atinge altas rotações rapidamente. Não tem o “punch” por exemplo do bicilíndrico da MT07, e apesar de este ano ter mais 4 Cv que a versão do ano anterior mantém a suavidade num regime de rotação baixa a subir mais rapidamente a partir das 5.000rpm como é característico de um 4 cilindros em linha. Os 90 Cv parecem estar distribuídos ao longo de todo regime e com um binário quase sempre idêntico ao longo do mesmo. Para despertar o espírito desportivo da CBR650 há que levá-la até um regime mais alto de rotação.
A reputação de fiabilidade das Hondas e em particular das CBR são o resultado de anos de investimento e este motor é reflexo de toda essa experiência onde se opta claramente por baixar as prestações do mesmo para garantir ainda maior fiabilidade e menos manutenção, acompanhado claro está pelos menores consumos e menos emissões de gases poluentes a que todas estão obrigadas no âmbito das limitações do Euro 4.
Excelente qualidade de construção, bons acabamentos e materiais de excelente qualidade como é hábito da Honda caracterizam esta simpática CBR650F. No entanto não inclui muita sofisticação já que não inclui qualquer electrónica e tão somente o ABS de fábrica, as suapensões apenas o amortecedor traseiro é regulável em pré-carga, e não inclui o indicador digital da mudança engrenada.
Nada de muito extravagante portanto nesta CBR650F mas acaba por ser o resultado de anos de investimento em motores de 4 cilindros em linha, de 16 válvulas, que com uma ciclística simples e sem grandes sofisticações, a um preço para poder competir com a actual concorrência, estabelece novos parâmetros de mercado em termos do que se procura numa moto hoje em dia, fiabilidade, conforto, baixos consumos e um enorme prazer de condução.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
DIÂMETRO X CURSO (mm)
67 x 46 mm
Injeção eletrónica PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO
11.4:1
CILINDRADA (cm3)
649 cm3
TIPO DE MOTOR
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC
POTÊNCIA MÁXIMA
67 kW (91 CV) / 11.000 rpm (95/1/EC)
64 Nm/ 8.000 rpm (95/1/EC)
ÓLEO (Litros)
3,5L
ARRANQUE
Elétrico
TRANSMISSÃO
EMBRAIAGEM
Multi-disco banhada em óleo, com molas helicoidais
Por corrente #525 O-ring
TIPO TRANSMISSÃO
6 velocidades
RODAS
TRAVÕES FRENTE
Dois discos hidráulico de 320 mm x 5.0 mm com 2 pinças e pastilhas de material sinterizado.
TRAVÕES RECTAGUARDA
Disco de 240 mm x 5 mm com pinça de um êmbolo e pastilhas de resina
SUSPENSÃO – FRENTE
Forquilha telescópica convencional de 41 mm. Curso de eixo de 120mm.
SUSPENSÃO – RECTAGUARDA
Mono-amortecedor, ajustável em pré-carga da mola. Curso de eixo de 43,5mm
PNEUS – FRENTE
120/70-ZR17M/C (58W)
PNEUS – RECTAGUARDA
180/55-ZR17M/C (73W)
RODA – TIPO – FRENTE
17M/C x MT3.5 Jante em liga de alumínio com 6 raios
RODA – TIPO – RECTAGUARDA
17M/C x MT5.5 Jante em liga de alumínio com 6 raios
CICLÍSTICA
BATERIA
12V/8.6AH
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO
25.5°
DIMENSÕES (mm)
2.110 x 755 x 1.145
QUADRO
Aço tipo diamante
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros)
17,3 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
4,76l/100 km
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm)
130 mm
LUZES
12V, 55W x 1 (low)/55W x 1 (high)
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg)
211 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm)
810 mm
TRAIL (mm)
101 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)
1.450mm
PVP 8.400,00 euros
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