Novas Norton Atlas Scrambler e Flat Tracker

08/07/2018

Depois de surpreender o mercado com as suas incríveis Superbikes V4, o fabricante britânico Norton prepara-se para anunciar um novo projeto que irá revolucionar o futuro da marca.

Depois de cerca de um ano a trabalhar nos seus novos motores bicilíndricos paralelos de 650cc a Norton acaba de mostrar finalmente alguns desenhos daquela que parece ser uma nova Scrambler. O estilo que parece ser o de uma “urban – tracker” e a sua denominação está já decidida e vai invocar a famosa bicilíndrica de 750cc de 1963 a ATLAS. A versão final será certamente apresentada num dos salões no final do ano estando a sua disponibilidade agendada apenas para 2019.

A empresa não tem feito segredo de que tem vindo a desenvolver este projeto que inclui duas motos ao estilo Scrambler, menos exclusivas e mais acessíveis, e que pretendem dar maior sustentabilidade ao negócio da Norton. Os rumores apontam precisamente para uma versão Flat Tracker mais para estrada e outra do tipo Scrambler com mais características Off-Road e ambas com o mesmo motor bicilíndrico de 650cc.

As imagens agora apresentadas oficialmente pela marca confirmam todas as suspeitas. Os motores parecem derivar diretamente dos já conhecidos V4 e irão certamente montar alguns componentes semelhantes como os pistons, as válvulas, a cabeça etc… As potências anunciadas para as Atlas rondarão entre os 75CV e os 100CV.

O objetivo é o de produzir uma moto que possa ter uma utilização abrangente, tanto em estrada como fora dela, e com uma característica prática acentuada. A nível da eletrónica incluirão certamente o que existe de melhor e que tem vindo a estabelecer-se como standard de mercado, tal como o controle de tração, os modos de motor, o ABS , o Ride by Wire… e também ao nível da ciclística irá também montar equipamento de topo da Brembo, da Ohlins e Pirelli.

Os preços ainda não foram publicados mas situar-se-ão entre 10 mil as 12 mil Libras esterlinas, o que reflete o caráter algo exclusivo dos modelos. A estratégia de mercado da Norton parece querer manifestamente ir a “reboque” do sucesso da Triumph e da expansão que o segmento das motos de cariz revivalista e clássico tem vindo a ter.

Stuart Garner, o atual proprietário da Norton, afirmou também que está em desenvolvimento uma outra moto desportiva que terá por base o mesmo motor bicilíndrico de 650cc mas com turbo e que poderá atingir os 175CV de potência. Esperemos então pela apresentação oficial das novas Scrambler e Flat Tracker lá para finais de 2018 para podermos tirar mais conclusões.

Pedro Rocha/Motosport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.