A raínha das superbikes está de volta

02/04/2017

Passaram já três décadas desde que a Suzuki lançou a primeira GSX-R e desde então venderam-se milhares, senão milhões, de diferentes versões do conceito super desportivo GSX-R . Quinze anos depois da GSXR ter transformado o mercado das motos super desportivas para sempre, eis que novamente pretende reafirmar a sua liderança com a nova GSX-R1000 .

A nova GSXR 1000 vem disputar o sector das RR com argumentos de peso sobretudo ao nível da melhor gestão dos seus  202 cv de potência e de tecnologia que provém do Moto GP.

A nova Suzuki GSX-R 1000 é mais estreita, mais leve, mais potente, mais aerodinâmica que a do ano anterior e promete fazer frente às suas concorrentes mais directas, as BMW’s, as Yamahas , Hondas e Kawasakis.

Uma das suas múltiplas evoluções tecnológicas que inclui a versão de 2017 é a função no motor de variação do timing de válvulas. Também a nível de electrónica passa a incluir ( na versão R1000R)  10 níveis diferentes de controle de tração, controle de arranque e “quickshift” nos dois sentidos.

suzuki_gsxr_1000_engine

O timing variável das válvulas ( VVT ) permite manter uma potência sempre linear e disponível desde baixos regimes conferindo um maior controle da aceleração e uma gestão mais efectiva de passagem de potência à roda.

Para além do sistema VVT o novo motor da GSXR1000 utiliza um sistema de controle por servo das válvulas de escape ( Suzuki Exhaust Tuning Alpha ) que opera as válvulas borboleta e que garante uma maior potência a médios e altos regimes. Este sistema mantém as válvulas fechadas a regimes baixos e médios e abrem nos regimes mais altos de rotação para conferir um pico extra de potência. Esta funcionalidade permite o motor da GSX-R1000 atingir mais 1.000 rpm do que o do ano anterior chegando às 14.500 rpm.

uzuki-gsxr1000_parts

O quadro da GSX-R1000 é mais leve e estreito , tendo sido aplicada uma tecnologia na sua geometria que melhora a confiança na sua pilotagem. As suspensões da GSX R1000R serão mais evoluídas, as Showa “Balance Free Front” e amortecedor posterior totalmente regulável Showa BFR CLite.

A nível da electrónica como já referimos a Suzuki GSX R1000 tem agora 10 níveis de controle de tração ( na versão GSX-R1000 R ) que podem ser acionados em andamento sempre e quando o punho de acelerador esteja fechado.

A nova Suzuki GSX-R1000 parece mais uma 600, pela sua dimensão e peso, e irá dar certamente dores de cabeça à sua concorrência. A versão R1000 está disponível em 3 cores Azul, vermelho e preto mate, sendo que a versão R1000R só estará disponível em Maio deste ano em azul e preto brilhante.

Suzuki_gsxr_front_back

Screen Shot 2017-03-29 at 13.35.00

Pedro Rocha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.