Scramblers: Nos primórdios do todo terreno em duas rodas

08/03/2017

O termo Scrambler é uma designação antiga para motos com cerca de 650cc que competiam nos anos 60 em corridas de todo terreno em pistas improvisadas fora de estrada com pequenos saltos e obstáculos.

As antigas Scramblers tinham por base motos como as Triumph e BSA, menos pesadas que as americanas Harley Davidson e Indian, e foram de facto as primeiras motos de todo terreno. No entanto o seu reinado foi curto pois no início dos anos 70 começaram a aparecer as primeiras verdadeiras motos de cross, Yamaha e Suzukis seguidas pelas Hondas, mais leves e com mais potência e curso de suspensões, que superavam as prestações das antigas Scramblers.

O mito ficou e marcou uma época sobretudo imortalizada por Steve McQueen no filme The Great Escape onde durante uma perseguição tenta saltar uma vedação, ficando no entanto embrulhado em arame farpado e capturado pelas tropas alemãs que o perseguiam. A mota era supostamente uma moto alemã embora fosse uma Triumph descaracterizada que montava já pneus de cross.

Hoje o conceito Scrambler foi recuperado por algumas marcas que decidiram apostar num segmento hipster que venera as motos clássicas e de época com aspecto e linhas vintage, mas com tecnologia totalmente actual. São as modernas Scramblers que invocam o tal espírito de liberdade e rebeldia de McQueen e que se inserem num estilo revivalista e de “Life Style” mais urbano do que propriamente de todo terreno, realidade para a qual não estão preparadas.

Quem compra uma Scrambler moderna não procura obviamente entrar em competições de todo terreno mas sim beber do espírito que marcou essa época, procurando mais o estilo que a performance ou características técnicas, e envoltos num sentimento de nostalgia vintage.

As Scramblers Modernas

As novas Scramblers obedecem agora a determinadas características. Motos com o escape colocado de lado e em posição alta, pneus com tacos mistos, um pouco mais de curso de suspensão que numa moto de estrada e um guiador largo e alto tipo Enduro.

A Triumph foi a primeira marca a colocar no mercado uma Scrambler moderna em 2006 e as referências à época de Steve McQueen ilustram todo o marketing do modelo associando a Scrambler ao conceito de “Great Escape”… mas o sucesso foi moderado.

Durante quase uma década vimos os preparadores a revitalizar o conceito transformando motos de todo tipo em “Scramblers” sem que a indústria realizasse todo o potencial desse segmento.

Quando a Ducati introduziu a sua Scrambler o conceito ganhou uma enorme visibilidade e crescimento de mercado e resultou num enorme sucesso de vendas convertendo-se no segmento de maior volume de unidades vendidas da Ducati.

Logo a seguir vimos a Moto Guzzi a comercializar Kits de Scrambler para as suas motos até ser apresentada a sua V7 Scrambler de raíz este ano na EICMA. Estranhamente a Triumph não investiu no rejuvenescimento da sua Scrambler e inclusivamente passou apenas a comercializar um Kit para as suas Bonneville até recentemente anunciar finalmente a sua nova Scrambler que brevemente iremos ter a oportunidade de ensaiar.

A BMW , atenta ao segmento, criou entretanto a partir da sua base Nine T uma versão Scrambler que está a ser um enorme sucesso de vendas, moto que já tivemos o prazer de ensaiar aqui no Motosport e que muito apreciámos.

Claro que esta Scramblers modernas estão a anos luz das originais dos anos 60 tendo relativamente o mesmo aspecto mas com motores muito mais potentes sendo que as suas capacidades fora de estrada são algo limitadas. A mais leve de todas parece ser a recentemente anunciada Benelli Leoncino, revelada durante a EICMA, com cerca de 170 Kg.

Enquanto que praticamente todas as marcas apostaram num look tradicional e vintage a Honda e a Suzuki lançaram versões com linhas modernas que invocam o espírito Scrambler mas dentro de uma visão de modernidade, não colando aos tradicionais motores de 2 cilindros e antes oferecendo motorizações de 4 tempos e 4 cilindros.

A Yamaha optou por um modelo  entre uma Scrambler e uma Cruiser a SCR 900 mas acreditamos que brevemente poderá aparecer no mercado com uma verdadeira Scrambler, tal o sucesso que o segmento tem vindo a ter.

Iremos certamente assistir ainda mais ao desenvolvimento deste segmento e ficar na expectativa de que outras marcas apresentem também as suas Scamblers no mercado, maravilhando-nos entretanto com as belíssimas preparações, que alguns artífices e verdadeiros “escultores” apaixonados pelas duas rodas, nos vão oferecendo.

Pedro Rocha

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