Numa prova tão exigente como o Dakar, a segurança está acima de tudo e por isso, o sistema de Sentinela começou a ser utilizado na edição de 2005 da prova. Através do Sentinela a organização é alertada para acidentes com os pilotos e para além disso permite aos pilotos ultrapassar os seus adversários com segurança, mesmo quando as condições de visibilidade são reduzidos, já que o sistema alerta o outro participante que ele vai ser ultrapassado por um piloto mais rápido.

O sistema é activado através de um botão na caixa de navegação e emite um alarme sonoro e luz para alertar o outro veículo na sua proximidade. A caixa que abriga o sistema Sentinela incorpora duas antenas flexíveis, pesa 195 gramas e tem dimensões de 115x65x30 mm.

Na maioria dos casos o Sentinela está situado na frente da moto, perto da caixa de navegação ou na parte superior do guiador, de modo a que o alerta sonoro de 110 decibéis e a luz emitida seja bem visível pelos pilotos.

Joan Barreda, piloto da Honda e um dos candidatos à vitória na edição 2017 da prova, explica a importância deste sistema numa prova como o Dakar.

Virgílio Machado/MotoSport