Speedmaster: Uma nova dimensão na saga Bonneville

A Triumph aposta para 2018 na nova Bonneville Speedmaster, moto que marca uma nova dimensão na saga Bonneville.

A nova Speedmaster, conta com uma pose descontraída, própria das custom britânicas, guiador inclinado para trás e cómodo assento para o passageiro, permite desfrutar o estilo de condução próprio das cruiser.

A tecnologia de elevadas prestações combina-se com uma elegante engenharia para proporcionar o mais alto nível de maneabilidade, conforto e controlo.

A nova e elegante Speedmaster apresenta numerosos detalhes de alta qualidade, como o elegante farol dianteiro com carcaça clássica “nacelle”, é uma das características mais distintas das Triumph clássicas dos anos 50 e 60, e aporta um toque de autenticidade ao desenho de estilo custom clássica da Speedmaster.

O poisa-pés adiantados da Speedmaster estão colocados de forma que o motociclista adopte uma posição de condução cómoda e elegante em linha com a ergonomia descontraída da moto.

A nova Bonneville Speedmaster reforça o seu aspecto clássico com os suportes cromados sobre o guarda-lamas traseiro, complementadas pela pega do passageiro cromada que pode retirar-se facilmente ao passar da configuração de dois assentos monolugar.

O aspecto clássico das jantes de 16 polegadas e 32 raios com pneus Avon Cobra, especialmente desenvolvidos para este modelo, sublinham o estilo autêntico da nova Bonneville Speedmaster.

A nova Speedmaster oferece a mesma capacidade de depósito de combustível que a da Bonneville T120, 12 litros, para uma maior comodidade em viagens. Em comparação com a Bonneville Bobber, o depósito da Speedmaster é maior e proporciona uma maior autonomia de combustível.

Quanto ao motor desta Speedmaster, trata-se de um bicilíndrico paralelo de 1200cc HT, de oito válvulas, árvore de cames à cabeça de refrigeração liquidas para optimizar a performance e aumentar a eficácia no consumo.

Já o carismático intervalo de ignição de 270º garante a suavidade, a entrega linear de potência através da caixa de seis velocidades de grande precisão.

A nova Bonneville Speedmaster emite um rugido natural exclusivo e característico inspirado no da Bonnevile T120, mas com um toque ainda mais profundo e rico. O sistema de escape de aço inoxidável com acabamento cromado brilhante é de dupla capa e esconde, engenhosamente, o catalisador. O remate são os brilhantes silenciadores cromados, que complementam a sonoridade da caixa de admissão com duplo filtro.

Tal como na Bonneville Bobber, o característico basculante tubular proporciona à nova Bonneville Speedmaster um verdadeiro aspecto de quadro rígido. O basculante apresenta um revestimento electroestático em negro e conta com suportes práticos para um descanso central que facilitam a manutenção da moto.

A nova Bonneville SpeedMaster conta com umas suspensões de altas prestações, especialmente configurada para proporcionar uma condução suave e confortável, com uma forquilha dianteira de 41mm e 90mm de curso. O mono-amortecedor traseiro ajustável em pré-carga, com 73mm de curso da roda traseira, esconde-se discretamente debaixo do banco do condutor e maximiza o controlo e o conforto.

Já em matéria de travões esta Triumph está equipada com travões de alto desempenho e ABS para uma total confiança e segurança. Na frente conta com dois discos de 310mm e pinças Brembo de duplo pistão, enquanto atrás dispõem de um disco de 255mm e pinça flutuante Nissin de um pistão, desenhada para proporcionar um contacto óptimo e maximizar a força de travagem.

A Speedmaster é perfeita para os que procuram uma moto realmente preparada para as viagens longas e com uma posição de condução mais descontraída que a da Bonneville T120, graças à sua configuração, cómoda mas versátil, de duplo assento. Também é indicada para os que pretendem desfrutar de toda a atitude da Bonneville Bobber e do seu aclamado motor de grande binário, do seu comportamento hot-rod e do seu poderoso rugido, mas com maior capacidade e sentido prático.

Ficha Técnica

Motor

Tipo – Refrigeração por líquido, 8 válvulas, SOHC, ignição 270°, dois cilindros paralelos

Cilindrada – 1200 cc

Potência máxima CE – 77 CV (57 kW) @ 6,100 rpm

Binário máximo CE – 106 Nm @ 4,000 rpm

Sistema – Injecção sequencial multiponto

Transmissão Final – Corrente

Embraiagem – Embraiagem assistida multiprato

Ciclística

Quadro – Berço em aço de estrutura tubular

Braço oscilante – Estrutura tubular de duplo braço em aço

Roda dianteira – Raiada, 32 raios 16 x 2,5 polegadas

Roda traseira – Raiada, 32 raios 16 x 3,5 polegadas

Pneu dianteiro – 130/90 B16

Pneu traseiro – 150/80 R16

Suspensão dianteira – Forquilha KYB de 41 mm. 90mm de curso.

Suspensão traseira – Mono-amortecedor KYB regulável em pré carga.

Travão dianteiro – Duplo disco de 310mm com pinças flutuantes Brembo de 2 pistões e ABS

Travão traseiro – Disco individual de 255 mm, pinça flutuante de dois pistões Nissin, ABS

Dimensões

Largura do guiador – 770 mm

Altura (sem espelhos) – 1040 mm

Distância entre eixos – 1510 mm

Inclinação – 25.3 º

Avanço – 91.4 mm

Peso em seco – 245.5 Kg

Capacidade do depósito – 12L

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.