Suzuki GSX-R125 a revolução da classe

13/07/2017

Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos últimos 30 anos, as GSX-R definem as normas do segmento das desportivas.

Os engenheiros da Suzuki levam as suas responsabilidades muito a sério e desta forma cada GSX-R caracteriza-se por ser muito leve e por assegurar os melhores desempenhos do seu segmento para formar um conjunto imbatível.

A nova GSX-R125, que vai chegar ao mercado nacional em breve, não escapa a esta vontade e possui a melhor relação peso/potência do seu segmento e dispõe de um binário referencial para a sua categoria, oferecendo ao mesmo tempo uma maneabilidade impressionante e um consumo de combustível dos mais reduzidos.

Polivalente, consegue esquivar-se aos engarrafamentos na cidade em todas as suas deslocações diárias e também consegue ser verdadeiramente divertida em passeios ao fim de semana.

A combinação do seu peso reduzido e da sua potência facilmente controlável permite-lhe também ser muito eficaz em circuito ou na estrada. Os engenheiros da Suzuki um chassis leve e compacto sendo que esta é uma das 125cc mais leves do mercado, algo que ajuda numa maior segurança, estabilidade e das manobras a baixa velocidade.

Quanto ao motor desta GSX-R 125cc, deriva de um único cilindro, refrigerado a liquido, sistema DOHC (Dupla Árvore de Cames à Cabeça) com 125cc.

A GSX-R 125 vem equipa com o sistema de travagem antobloqueio (ABS) mais recente da Bosch, o ABS 10, um sistema de dois canais, mais leve e mais compacto.

Esta pequena GSX-R replica a estética das suas irmãs maiores e oferece um corpo aerodinâmico, painel de instrumentos digital com indicador de combustível, indicador de passagem de caixa e indicador de velocidade engrenada.

A GSX-R125 vem também equipada com faróis de LED, sistema de ignição Keyless (sem chave) e sistema EasyStart. Trata-se de um sistema de arranque fácil da Suzuki que liga automaticamente o motor com um simples toque no botão de arranque montado no módulo de comutação do lado direito do guiador, não existindo a necessidade de manter o botão pressionado.

Graças a este novo sistema, o condutor não precisa carregar na manete da embraiagem para ligar o motor, desde que a transmissão esteja em ponto morto.

Ficha Técnica
Dimensões, peso e capacidade
Comprimento – 2020 mm
Largura – 700 mm
Altura – 1075 mm
Distância entre eixos – 1300 mm
Distância ao solo – 160 mm
Altura do assento – 785 mm
Peso total – 134 kg
Depósito de combustível – 11,0 L

Motor
Tipo – 4 tempos, refrigeração liquida, DOHC
Número de cilindros – Monocilíndrico
Diâmetro – 62,0 mm
Curso – 41,2 mm
Cilindrada – 124 cc
Caixa de velocidades
Transmissão – 6 velocidades

Chassis
Suspensão dianteira – Forquilha telescópica hidráulica
Suspensão traseira – Braço oscilante com amortecedor hidráulico
Travão dianteiro – Disco
Travão traseiro – Disco30
Pneu dianteiro – 90/80-17M/C, tubeless
Pneu traseiro – 130/70-17M/C, tubeless

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.