Yamaha MT 10SP: A velocidade do Lado Negro

07/07/2017

Esta versão especial da MT-10 está equipada com a suspensão eletrónica de competição da Öhlins que lhe proporciona máximo controlo e conta com um painel de instrumentos TFT a cores exclusivo e com cores especiais de competição.

O sistema de controlo de tração, a embraiagem assistida e deslizante e o sistema de mudanças rápidas oferecem-lhe a tecnologia para tirar partido da potência bruta do motor de 998 cc, enquanto o robusto binário linear e a excelente agilidade do quadro, fazem com que esta Hyper Naked seja a estrela desta gama. Yamaha MT-10 SP: a velocidade do Lado Negro.

A MT-10 SP concretiza a aspiração dos designers de criar uma moto Hyper Naked de alta performance capaz de proporcionar o máximo nível de controlo.

A sua suspensão eletrónica de competição (ERS) da Öhlins permite desfrutar de uma condução líder na sua classe e, através do ajuste automático das definições da forquilha e do amortecedor, este sistema comprovado do tipo YZF-R1M atinge o nível mais elevado de performance do quadro em condições variáveis.

Esta tecnologia da próxima geração inclui um painel de instrumentos TFT a cores, bem como embraiagem A&S, QSS e TCS que lhe permitem controlar esta excelente performance. E para acentuar o seu ADN puro de YZF-R1M, a MT-10 SP vem equipada com um esquema de cores exclusivo em azul/prateado.

O quadro de curta distância entre eixos da MT-10 SP está equipado com uma suspensão eletrónica de competição totalmente ajustável da Öhlins. Ao adaptar-se automaticamente às diferentes condições de estrada e de condução, esta suspensão permite-lhe atingir os níveis mais elevados de controlo durante a aceleração, a travagem e nas curvas.

O motor de 4 cilindros CP4 em linha de 998 cc conta com sistemas de combustível, escape e admissão especialmente desenvolvidos que contribuem para a forte performance de binário nas gamas baixa a média da MT-10 SP. Com sequências de ignição desiguais de 270° – 180° – 90° – 180°, este motor excecional com cambota de planos cruzados fornece um binário linear com uma capacidade de resposta instantânea.

Para que o condutor possa desfrutar do máximo controlo, a MT-10 SP está equipada com um controlo eletrónico de aceleração Yamaha (YCC-T), bem como com um sistema de controlo da velocidade de cruzeiro que pode ser ativado acima dos 50 km/h. Para se adaptar a diferentes condições, o sistema de D-MODE da Yamaha disponibiliza três modos diferentes de potência de funcionamento do motor, adaptados a uma condução fácil, padrão ou agressiva.

Para reforçar o seu título de topo de gama Hyper Naked, a MT-10 SP vem totalmente equipada com o mais recente painel de instrumentos LCD de transístores de película fina (TFT).

Este design altamente avançado representa o painel de instrumentos de tecnologia mais avançada na sua classe, com um ecrã multifunções a cores e uma gama de informações abrangente.

O sistema de controlo de tração (TCS) comutável da MT-10 SP dispõe de três níveis de intervenção para garantir uma boa aderência à estrada em diferentes condições. O sistema de mudanças rápidas (QSS) permite o engate de mudanças superiores sem embraiagem em máxima aceleração, e a embraiagem assistida e deslizante (A&S, Assist and Slipper) proporciona-lhe controlo preciso durante a aceleração e a desaceleração.

A Hyper Naked topo de gama está equipada com um quadro Deltabox leve e um braço oscilante em alumínio extra longo tipo treliça vertical que apresenta um equilíbrio otimizado entre rigidez e resistência. Este design desenvolvido com base na YZF-R1 permite desfrutar de uma condução líder de classe com uma boa estabilidade em linha reta e uma agilidade leve.

Ficha Técnica

Motor

Tipo de motor refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada 998cc
Diâmetro x curso 79,0 mm x 50,9 mm
Taxa de compressão 12 : 1
Potência máxima 118,0 kW (160,4CV) @ 11.500 rpm
Versão com potência limitada N/A
Binário máximo 111,0 Nm (11,3 kg-m) @ 9.000 rpm
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Tipo de embraiagem Húmida, Multidisco
Alimentação Injeção de combustível
Sistema de ignição TCI
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Consumo de combustível 8,0 l/100km

Chassis

Quadro
Sistema de suspensão dianteira Forquilha telescópica, Ø 43 mm
Curso dianteiro 120 mm
Ângulo do avanço de roda 24º
Trilho 102 mm
Sistema de suspensão traseira Braço oscilante, suspensão de ligação por braço
Curso traseiro 120 mm
Travão dianteiro Disco duplo hidráulico, Ø 320 mm
Travão traseiro Monodisco hidráulico, Ø 220 mm
Pneu dianteiro 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55 ZR17 M/C (75W)

Dimensões

Comprimento total 2.095 mm
Largura total 800 mm
Altura total 1.110 mm
Altura do assento 825 mm
Distância entre eixos 1.400 mm
Distância mínima ao solo 130 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina) 210 kg
Capacidade Dep. Combustível 17 Litros
Capacidade Dep. Óleo 3,9 Litros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.