Foi apresentado pela Schaeffer o “P2 Module” ou, traduzindo para português, Modulo P2. Em produção na China a partir do final deste ano mas destinado ao mercado global, este novo produto surge equipado entre o motor e a transmissão, e resulta da combinação de um motor elétrico de 12kW e duas embraiagens. Sendo apontadas vantagens principalmente para modelos com motores montados transversalmente, este sistema recorre ao que é designado como uma embraiagem de desconexão, que quebra a cadeia de ligação entre o motor e a transmissão, e uma segunda denominada embraiagem de impacto, que reduz as vibrações quando é novamente feita a ignição do motor.
Segundo é indicado, este sistema potencia a utilização em modo 100% elétrico a baixas velocidades, durante o arranque, estacionamento e no que é definido como ‘navegação ativa’ (Active Sailing) abaixo dos 50km/h. Esta expressão remete para a capacidade de tirar proveito de situações como ao encontrar uma descida no trajeto, permitindo desligar o motor ou gerir de forma mais eficaz a sua ligação com a transmissão. Este Modulo P2 para híbridos de caixa manual surge integrado num sistema de 48 volts, uma das atuais tendências do mercado automóvel que está já a ser anunciada para o novo Audi A8 e outros veículos do Grupo VW. Para isso, ele será também capaz de regenerar a energia obtida durante as travagens para alimentar a bateria utilizada por este sistema.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.