O Ferrari mais famoso de Hollywood é uma farsa

30/01/2023

John Hughes estava verdadeiramente no auge do Hollywood quando criou “O Rei dos Gazeteiros”. O elenco da película era igualmente brilhante. Em matéria de automóveis, Hughes escolheu um Modena Spider de 1985 para ter um papel de destaque no filme como o distinto 250 GT California Spider de 1961.

Durante a pré-produção, Hughes viu uma revista acerca do novo Spider da Modena Design & Development. Estávamos a três anos do boom da Ferrari, altura em que os California Spiders subiriam para mais de 2,5 milhões de dólares quase da noite para o dia. Mas mesmo na primeira metade dos anos 80, tinham já passado de 50.000 para 250.000 dólares. Hughes resolvera, entretanto, ligar a perguntar sobre a nova réplica de que Neil Glassmoyer e Mark Goyette eram proprietários.

Glassmoyer e Goyette estavam a trabalhar em El Cajon, Califórnia, quando o telefone começou a tocar. Do lado de lá era Hughes. Glassmoyer pensou, inicialmente, que era alguma partida. Isso levou-o a desligar (duas vezes) o telefone a Hughes. “Achava que era alguém na brincadeira”, diz. No entanto, a chegada de uma carta registada da Paramount Studios eliminou quaisquer dúvidas. Glassmoyer e Goyette levaram o seu protótipo até Los Angeles, para Hughes poder vê-lo por si mesmo. O estúdio decidiria, efectivamente, encomendar dois automóveis a Glassmoyer e Goyette.

Os Ferraris tinham engenharia sólida do lado deles. Um teste de condução, realizado em Março de 1986, referia que aqueles possuíam “um bom chassis e uma competente suspensão, oferecendo a possibilidade de uma condução deveras interessante”.

Depois das filmagens, os automóveis seguiram caminhos separados. Um acabaria num Planet Hollywood, em Minneapolis. E o automóvel-herói, por assim dizer? Em 2010, a casa de leilões londrina Bonhams vendeu-o por 108.251 dólares a Bob Winegard, um fã de longa data de “O Rei dos Gazeteiros”.