OSI 20M TS, o raro desportivo italiano produzido com base no Ford Taunus

05/08/2022

A OSI, um acrónimo de Officine Stampaggi Industriali, foi uma carrozzeria italiana fundada em 1960 por Luigi Segre, antigo presidente da Ghia, e Arrigo Olivetti, da Fergat, uma empresa de produção de componentes para automóveis. O objectivo desta carroceira era a produção em pequena escala de automóveis de nicho, com grande parte dos modelos a ter por base automóveis da Alfa Romeo, Fiat, Innocenti e Ford.

Um dos automóveis produzido pela OSI foi o 20M TS, também conhecido por OSI-Ford 20M TS, produzido com base no Ford Taunus 20M de 1967 a 1968 a pedido da própria Ford para substituir o Taunus Coupé. Foi desenhado em 1965 por Sergio Sartorelli e no total foram construídos cerca de 2200 exemplares, existindo ainda uma versão Spider, mas que ficou-se apenas pelo protótipo, pois a empresa iria fechar portas ainda no ano de 1968.

O OSI 20M TS poderia ser equipado com dois motores distintos, ambos V6 Cologne extraídos do Taunus, com 2,0 ou 2,3 litros de cilindrada. Dos exemplares produzidos, 870 estavam equipados com o motor mais pequeno e 409 foram equipados com um motor maior.

Hoje, apenas se conhece a existência de 200 exemplares sobreviventes, sendo o exemplar deste artigo um deles, equipado com o motor de 2,3 litros e pintado na cor Sea Green, sendo que a sua pintura original era azul. Foi ainda equipado com jantes de raios da Jaguar.

No passado dia 8 de Julho, este OSI 20M TS de 1967 foi vendido em leilão, através do The Market da Bonhams, por 25.500 dólares, cerca de 25.300 euros.

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