Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar: O design definitivo do automobilismo

29/01/2022

Muito mais do que um automóvel de competição, o Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar já é um veículo icónico, com uma revolução técnica, estética e uma impressionante aventura em termos de design. Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot, colocou este modelo num ambiente arquitectónico brutalista ainda antes de começar a atacar os circuitos das corridas de resistência de 2022. Deu a Agnieszka Doroszewicz, fotógrafa de moda e de supercarros, a oportunidade para brincar com a luz e os contrastes das estruturas de betão. As suas fotografias são como uma metáfora para as 24 Horas de Le Mans, uma corrida mítica em que a luz vai mudando com o passar das horas.

 

A equipa de design da Peugeot integrou-lhe todos os códigos estéticos contemporâneos da marca com uma postura felina, linhas fluídas reforçadas por detalhes de competição e flancos elegantes e estruturados. Esguio e racing este automóvel desperta emoção e representa a velocidade.

Desenhar um veículo de competição é um dos sonhos por excelência de qualquer designer automóvel, mas com a performance a ser o objectivo principal o trabalho dos designers concentra-se nos pequenos detalhes e na concepção do design da decoração. Não foi o caso neste automóvel em que os engenheiros e os designers colaboraram de forma estreita para alcançar uma convergência entre estilo e técnica na criação de um veículo de competição.

 

Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot afirma que “O nível de partilha foi absolutamente inédito. Estabelecemos um contacto diário com a equipa da Peugeot Sport e trabalhámos verdadeiramente de mãos dadas.” Guiados pelo objetivo da performance, e tendo como base uma regulamentação inovadora, os engenheiros deixaram o máximo de espaço de liberdade aos designers em matéria de criatividade para desenvolver o design deste Hypercar.

Este automóvel cumpre todos os requisitos dos novos regulamentos Hypercar (LMH) definidos pelo Automobile Club de l’Ouest, entidade organizadora das 24 Horas de Le Mans, e da Fédération Internationale Automobile. A equipa acredita que este modelo será um marco na história das corridas de resistência.

Foi, também, o Peugeot 9X8 que estreou o novo emblema com cabeça de Leão, desvendado no início de 2021, antes de surgir também no Peugeot 308.

Outro sinal distintivo da experiência da marca no que se trata de design é o habitáculo deste automóvel que assume o conceito i-Cockpit característico da Peugeot. O design do interior esteve ao mesmo nível de exigência do exterior, o cockpit do Peugeot 9X8 foi criado para proporcionar o melhor nível de ergonomia e de intuição aos pilotos.

Os observadores e especialistas são unânimes sobre o que este novo automóvel representa, uma ruptura radical com as anteriores gerações de veículos de competição ao dar início a uma nova era. Os futuros pilotos afirmam “Este Peugeot 9X8 é um verdadeiro marco no automobilismo”.

“Afixámos três palavras-chave nas paredes do estúdio de design onde nasceu o Peugeot 9X8: icónico, eficiente, emocional. Coloquei a palavra icónico no topo, pois pretendia um automóvel que fosse imediatamente reconhecível e que marcasse uma rutura, uma mudança fundamental de geração”, refere Matthias Hossann.

A característica mais marcante deste conceito, e que para muitos o resume inteiramente, é a ausência de uma asa traseira, o que lhe confere uma morfologia única. O aileron traseiro surgiu pela primeira vez em provas de resistência em Le Mans, em 1967 e desde 1971 nenhum automóvel venceu sem ter uma asa traseira. Isto demonstra a audácia e a capacidade inventiva dos designers e engenheiros da Peugeot.

O leão já venceu em Le Mans com dois veículos de duas gerações diferentes, o 905 com motor V10 a gasolina em 1992 e 1993, e o 908 com um motor V12 HDI-FAP em 2009. Desta forma abre-se uma nova página nos automóveis de competição híbridos. A performance torna-se electrificada e mais virtuosa, sem sacrificar nada ao nível da competitividade.

Na equipa de Design da Peugeot há muitos fãs de corridas de resistência e, em especial, das 24 Horas de Le Mans. Tendo estado lá como espectadores, sabem que à noite, assistindo de fora da pista, os sinais distintivos dos automóveis não são muitos visíveis. Alguns veículos podem ser reconhecidos pela acústica dos motores, mas, em muitos lugares, a presença visual limita-se, frequentemente, a elementos de luz que se desvanecem durante a noite.”

Para que o Peugeot 9X8 fosse diferente de qualquer outro e pudesse ser facilmente identificado por todos, de dia ou de noite, concluímos o nosso trabalho em termos de silhueta com os elementos luminosos. Para a assinatura da luz, impuseram-se as três garras, presentes em todos os nossos automóveis de produção actuais.