O Plymouth ‘Cuda era a versão mais desportiva da terceira geração do Barracuda, modelo criado para rivalizar com o Ford Mustang no segmento dos pony car. Lançado em 1970 a sua versão de topo era o Hemi ‘Cuda devido ao motor Hemi com o qual estava equipado.
Os Plymouth Hemi ‘Cuda Convertible foram produzidos apenas durante 1970 e 1971, sendo hoje, um dos muscle cars mais raros e mais procurados por coleccionadores, pois só foram produzidas 25 unidades e raramente aparecem à venda.
O exemplar presente neste artigo pertence aos 14 produzidos em 1970 e dos três destinados ao mercado canadiano. Está pintado na cor High Impact FY1 Lemon Twist e tem ainda a icónica entrada de ar Shaker. O interior tem a cor Saddle Tan e está equipado com bancos individuais, rádio AM Music Master e uma consola central com a alavanca Slap Stik da caixa automática. Este foi o único exemplar saído de fábrica nesta configuração de cor amarela e interior em Saddle Tan.
Ao nível mecânico está equipado com o motor V8 Hemi 426, de 7,0 litros de cilindrada e que debita 425cv. Acoplado ao motor está uma caixa automática A727 TorqueFlite, sendo um dos apenas nove exemplares produzidos com caixa automática. A potência é enviada para as rodas traseiras através de um diferencial Sure Grip.
Foi submetido a um restauro há uns anos pela Legendary Motorcar of Canada e agora, a Mecum vai levar este exemplar a leilão, na próxima Sexta-Feira dia 14 de Janeiro, no evento organizado em Kissimmee, com um valor estimado de venda entre os 2,1 e os 2,4 milhões de euros.


