Portugal fabrica e aluga “bus” a hidrogénio a países nórdicos

28/12/2021

A Kinto Portugal fechou um contrato com a Nobina, a maior operadora de transporte público dos países nórdicos, para a entrega de um primeiro autocarro a hidrogénio “Made in Portugal”.

Portugal está a entregar autocarros a hidrogénio aos países nórdicos. Os “bus” são feitos pela CaetanoBus e a “venda” é em regime de aluguer operacional de viaturas (renting), através da Kinto Portugal, empresa de mobilidade do Grupo Toyota.

O primeiro autocarro a hidrogénio entregue em regime de renting (full service lease) pela Kinto Portugal é recebido este mês pela Nobina, a maior operadora de transporte público dos países nórdicos (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia).

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A Nobina transporta diariamente cerca de um milhão de pessoas, desempenhando um papel importante na descarbonização de transportes públicos, na medida em que aposta fortemente em transportes livres de combustíveis fosseis.

Em 2020, a percentagem de autocarros integralmente elétricos operados pela Nobina era de 82%, sendo o propósito chegar a 100%.
EM PARCERIA COM A KINTO PORTUGAL, A NOBINA, EMPRESA COM BASE NA SUÉCIA, ADQUIRIU O PRIMEIRO AUTOCARRO A HIDROGÉNIO, PRODUZIDO PELA CAETANOBUS, EM RENTING.

Ainda em outubro último, a Nobina alargou o seu raio de ação, tendo recebido “luz verde” para operar e desenvolver o transporte público em Huddinge-Botkyrka-Söderort e em Nacka-Värmdö. Os contratos incluem essencialmente autocarros elétricos, sendo a primeira vez que “bus” elétricos serão introduzidos em grande escala na área de Estocolmo. Os dois contratos ganhos pela Nobina são válidos por dez anos e preveem que a empresa comece a operar em abril de 2023.

Os contratos incluem a entrada em serviço de cerca de 530 autocarros no início, grande parte dos quais elétricos. Em ambos os contratos, “bus” elétricos serão adicionados durante o período do contrato: cerca de mais 40 autocarros elétricos no contrato Huddinge-Botkyrka-Söderort e cerca de mais 70 “bus” elétricos no contrato Nacka-Värmdö.

Características do autocarro a hidrogénio português

O novo autocarro de hidrogénio com emissão zero é um autocarro padrão de piso baixo de 12 metros de comprimento com uma carroceria de alumínio leve de três portas.

O veículo está equipado com fuel cell Toyota com potência nominal de 60 kW, bateria de iões de lítio LTO com capacidade de 44 kWh e motor Siemens com potência de 180 kW.

O novo autocarro entra em operação no início de janeiro 2022.

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