Protótipo do Chevrolet Corvette ZR-1 com um sistema de suspensão activa esta à venda

22/02/2022

O Chevrolet Corvette ZR-1 foi lançado em 1990 e tinha como objectivo ser o automóvel de produção mais rápido do mundo. Para isso, a General Motors teve a ajuda da Lotus, que tinha sido integrada no grupo em 1986. O resultado foi o desenvolvimento do motor V8 LT4 construído em alumínio, com 5,7 litros de cilindrada, quatro árvores de cames à cabeça e 32 válvulas, desenvolvendo uma potência de 375cv.

Após o Corvette ZR-1 ser colocado no mercado, a Lotus iniciou outro projecto, agora para integrar um sistema hidráulico de suspensão activa controlada electronicamente no modelo, com base nos utilizados pelos carros de Fórmula 1 da Team Lotus e pelo Corvette GTP. O objectivo era não só de o ZR-1 ser o automóvel de produção mais rápido na época, mas também ser o primeiro equipado com suspensão activa.

O sistema utilizava um circuito hidráulico sob alta pressão, que estava ligado a uma centralina Delco que fazia vários cálculos por segundo com base nos valores recolhidos pelos diferentes sensores que liam a velocidade, carga nos pneus, a direcção, acelerador, entre outros. O sistema aliviava ou submetia pressão consoante as necessidades, eliminando o rolamento da carroçaria em curva. O custo deste projecto foi de 27 milhões de dólares para a GM, no entanto, nunca foi colocado nos modelos de produção, muito devido ao seu custo elevado de produção e complexidade.

No total, 25 protótipos de testes foram construídos em 1990 e hoje pensa-se que apenas tenham sobrevivido cerca de dois ou três exemplares, pois grande parte deles foram destruídos pela própria GM. O automóvel presente neste artigo é um desses sobreviventes, pois passou grande parte da sua vida em exposição no GM Heritage Museum.

Está agora à venda na RMC Miami, através da plataforma do eBay, com apenas 12.000 milhas percorridas, cerca de 19.000 quilómetros, e com todo o sistema da suspensão activa funcional. O valor pedido é de 89.500 dólares, cerca de 79.000 euros.