Rali da Catalunha: Ogier ataca o primeiro lugar de Mikkelsen

06/10/2017

A derradeira especial do primeiro dia de competição no Rali da Catalunha ficou marcada pela vitória de Sébastien Ogier que assim se assume como candidato à vitória nesta ronda do Mundial. O piloto da M-Sport foi o mais rápido e bateu Kris Meeke por 0,8 segundos. O líder da prova, Andreas Mikkelsen, foi apenas sexto, a 7,8 segundos de Ogier, e viu o gaulês aproximar-se na geral. Os dois são primeiro e segundo, com vantagem para o nórdico, mas estão separados por apenas 1,4 segundos.

A especial de Terra Alta 2 tinha tudo para ser decisiva. Era a última do dia e a mais longa, a par com a primeira passagem por este mesmo troço que aconteceu ao fim da manhã. Sébastien Ogier, primeiro na estrada, tinha, em teoria, desvantagem. Mas cedo mostrou que face aos rivais directos na luta pelo título, isso não se confirmava no terreno. Por isso, manteve-se à frente na classificação, depois dos dois primeiros troços da segunda secção.

Ao enfrentar os quase 40 km de Terra Alta, o francês do Ford Fiesta WRC pôs a concorrência em sentido e mostrou que amanhã e no domingo, com troços em asfalto, é um sério candidato ao triunfo.

A surpreender está Andreas Mikkelsen. O norueguês está a fazer a estreia com o Hyundai i20 WRC e nem tem o carro totalmente afinado para o seu estilo de condução. Por razões regulamentares, está a utilizar o carro de Hayden Paddon. Mas nem por isso está afundado na classificação. Bem longe disso. É líder com uma pequena vantagem sobre Ogier mesmo depois de um susto que apanhou nesta última classificativa. “Pensei que tinha um furo ou um amortecedor partido. Alguma coisa aconteceu com a suspensão. Mas estamos aqui. Estou satisfeito com o meu dia. Estou a adaptar-me ao carro e a voltar a lutar pelos lugares da frente”, afirmou o norueguês.

Kris Meeke, o único a vencer mais do que uma especial no dia de hoje, é terceiro. O britânico da Citroën está a três segundos do primeiro. “Estou frustrado com o pião que fiz no primeiro troço da tarde mas felizmente estou numa boa posição no final do dia. Estou feliz”, afirmou o piloto da Irlanda do Norte.

“Independentemente do que aconteça, estou satisfeito com o meu dia. Esperava perder mais tempo”, disse Ogier no final de Terra Alta 2.

Em maus lençóis esteve Mads Ostberg. O piloto do Ford Fiesta partiu para a última classificativa do dia em segundo mas 14,2 segundos para Ogier e caiu para quinto da geral. “O carro está cheio de pó no habitáculo. Tive dificuldades em ver e o sistema de ventilação bloqueou. Estão cerca de 100 graus centígrados aqui dentro. Não dá para estar concentrado. Coisas estúpidas estão a dar cabo do nosso rali até ao momento”, lamentou.

No WRC2, Teemu Suninen lidera de forma confortável. O finlandês que corre de Ford Fiesta R5 acabou o dia com mais de um minuto de vantagem sobre Simone Tempestini. O romeno protagoniza um intenso duelo com Jan Kopecky que é terceiro a 1,6 segundos do segundo posto.

Tempos Online