Resumo do Grande Prémio Red Bull de Espanha: 29 de abril a 1 de maio

02/05/2022

Apenas com uma semana de intervalo, tivemos mais uma ronda do MotoGP e aqui bem pertinho, mais concretamente no sempre emocionante circuito de Jerez de la Frontera.

 

Uma vez mais, o mundial da velocidade não defraudou as expetativas de todos os que o acompanham, nomeadamente para os milhares de portugueses que decidiram dar um salto além da fronteira para visitar os nossos vizinhos e assistir a uma prova que é sempre uma fiesta, mais que não seja por toda a envolvência, além do prazer que é viajar, sobretudo de moto, e com gasolina um bocado menos cara. Até a meteorologia colaborou para 3 dias verdadeiramente emocionantes!

Na categoria Moto 3, verdadeira porta de entrada para futuro campeões, Guevara (não confundir com o Che) conseguiu uma espetacular vitória e, mais ainda, foi secundado por Garcia, ou seja, uma dobradinha para a GasGas.

Na categoria Moto 2 Ogura conseguiu impor-se com todo o mérito. Não só conseguiu a pole como também foi o primeiro a ultrapassar a bandeira de xadrez com mais cerca de 2,5 segundos que Canet.

 

Já na categoria rainha Bagnaia e a sua Ducati estiveram imparáveis. Neste circuito, apesar de não ter grandes retas, as motos de Bolonha eram francamente rápidas e Bagnaia esteve verdadeiramente imperial, não dando hipótese a mais ninguém, cortando a linha da meta com quase mais 3 segundos que Quartaro.

Para o “nosso” Miguel foi um mau fim de semana. Posicionado num fim da grelha só podia mesmo melhorar e foi isso que fez, sendo que o resultado final em 12.º mostra isso mesmo. Foi o resultado possível.

A próxima ronda será daqui a 15 dias, no Shark Grand Prix de France, prevendo-se mais um fim de semana de grandes emoções. Afinal de contas, ao fim de 6 provas, a diversidade de pilotos e marcas de motos que já ganhou pelo menos uma vez é enorme e duvido que alguém se atreva a fazer prognósticos sobre o resto da temporada. Na realidade, está a ser uma época memorável, tal o equilíbrio dominante.

Ainda uma nota especial para a “dança das cadeiras”: ao que consta, Quartaro vai mesmo continuar na Yamaha e Oliveira na KTM…