Há quem diga que foi o primeiro dia de testes a sério em Barcelona. E pelo que se viu hoje, não andará muito longe disso. Uma sessão que começou de forma frenética, com tempos a cair de forma sucessiva, para depois as equipas apostarem em simulações de corrida e stints mais longos durante a tarde. Ricciardo foi o mais rápido do dia e ficou com o recorde não oficial da pista.

Kimi Raikkonen foi baixa de última hora no início da sessão. O Iceman não estava a 100% e Vettel ocupou o seu lugar. Como de costume foi a Mercedes a animar o ambiente, com Hamilton a colocar desde cedo tempos por volta interessantes. Alonso, que foi dos mais “madrugadores”, juntou-se a Hamilton e começou também a inscrever o seu nome nos lugares cimeiros da tabela. Foi por pouco tempo pois Hamilton estava com um andamento forte e voltou a subir ao primeiro lugar. À excepção da Williams, que teve um início de dia algo titubeante, todas as equipas começaram desde cedo a coleccionar quilómetros.

No início da segunda hora deu-se novo golpe de teatro na McLaren. O carro de Alonso apareceu parado na curva 7 com uma fuga de óleo. Os responsáveis da equipa viriam dizer mais tarde que não estão preocupados, que as falhas vistas até agora são de fácil resolução e que o carro estaria de regresso à pista em três horas. Por esta altura já Vettel se tinha juntado ao grupo dos mais rápidos mas a Ferrari não pareceu muito interessada em dar nas vistas hoje.

Hamilton é que não recusa um pouco de atenção e começou a fazer cair ainda mais os registos, enquanto Sainz fazia voltas atrás de voltas, sem se cansar. Outra das equipas que chegava ao meio da manhã com muitas voltas dadas era a Sauber com Leclerc a puxar pelo seu novo “brinquedo”.

Perto da hora que seria de pausa para almoço (a sessão de hoje decorreu de forma ininterrupta), Ricciardo começou a subir o ritmo e depressa alcançou o tempo de Hamilton. O britânico tinha feio o seu melhor tempo em ultra-macios e Ricciardo usou os hiper-macios para chegar ao melhor tempo do dia e ao recorde de pista. 1:18:047, ultrapassando a marca de Felipe Massa em 2008.

O meio do dia chegou e as equipas resolveram parar um pouco, uma mais que outras. Sainz, que já tinha dado uma valente tareia ao seu monolugar, passou o testemunho a Hulkenberg, que não tardou em pista. Raikkonen estava de regresso e iria pegar no SF71H, Sirotkin e Bottas eram as outras duas caras novas para esta fase do teste.

Bottas começou com vontade e depressa chegou ao terceiro melhor tempo mas a tarde ficou reservada para simulações de corrida, com a Mercedes, Renault e Red Bull em destaque nesse tipo de apronto. Os tempos não melhoraram mas o número de voltas dadas continuou a crescer cada vez mais. Toro Rosso e Williams ainda tiveram contratempos que levaram ambos os carros a ficarem parados na via das boxes, mas depressa as equipas solucionaram a questão.

Ricciardo e Leclerc eram os homens que mais voltas tinham dado ao traçado catalão, mas a maioria das equipas conseguiu conseguiu chegar à volta das 100 voltas. Todas menos a McLaren que apenas enviou o seu carro para a pista a 13 minutos do fim da sessão, mais de 6 horas depois da paragem. Hartley dava a machadada final no orgulho da McLaren, passando Alonso na tabela de tempos pouco depois de ter feito a 100ª volta do dia.

Charles Leclerc teve uma saída de pista a cinco minutos do final, o que levou a sessão a terminar ligeiramente mais cedo. Os carros ainda regressaram à pista para ensaiarem o procedimento de largada mas o dia já “estava ganho” para todos e pouco mais havia a acrescentar.

Foi um excelente dia para a maioria das equipas. A Renault fartou-se de andar e acumulou um número impressionante de voltas. A Mercedes esteve ao seu nível e a Ferrari pareceu querer não dar tanto nas vistas. Estiveram muito tempo parados durante a tarde e não se sabe ainda se foi por alguma falha ou se estiveram a mudar algo no carro para testar. A Sauber foi outro dos destaques do dia pelo número de voltas feitas.