Nos anos anteriores, Kiichiro Toyoda, presidente e fundador da marca, tinha insistido na importância do desporto automobilístico para conseguir promover a durabilidade e rendimento dos seus automóveis. Entretanto, Aunque Kiichiro faleceu também nesse mesmo ano (1957), surgindo assim a oportunidade ideal da marca se apresentar no Round Australia Trial.
Como o nome indica, esta dura prova consistia numa volta pela Austrália. Eiji Toyoda, primo e sucessor de Kiichiro, decidiu dar o primeiro passo e aventurar-se nesta competição internacional.
A dificuldade foi mesmo escolher qual dos modelos levar para a prova. O Round Australia Trial era uma prova de resistência que tinha a duração de 19, constituída por 16.000 quilómetros, dos quais apenas 5% eram percorridos em asfalto. Curiosamente, o Toyota Crown estava bastante adaptado às estradas de terra do Japão naquela época.
A marca criou a divisão Toyota Sports Corner (dentro do departamento de carroçaria do Toyota Technocraft), que mais tarde ganhou o nome de Toyota Racing Development. Esta divisão ficou encarregue de adaptar o Crown e colocar a água, combustível e todos os materiais necessários. O piloto australiano Lindsay Hedley e os mecânicos Kunio Kaminomura e Koujiro Kondo foram os membros escolhidos para constituir a equipa que competiu na prova.
Com o Toyopet Crown Delux pronto, a aventura começou sem qualquer tipo de apoio, para além das três pessoas anteriormente citadas e o automóvel em questão. Apesar da competitividade do Round Australia Trial, o automóvel japonês apenas sofreu um pequeno dano na válvula de admissão do motor e conseguiu ser um dos 52 automóveis finalistas da prova, entre os 86 participantes. Ocupou a posição 47 na classificação geral e o 3º lugar entre as equipas estrangeiras.O Toyopet Crown Delux foi o automóvel que deu, sem dúvida, o “pontapé” de saída na história do rally da Toyota.
Fontes: Toyota e Noticias Coches
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