A Audi acaba de reforçar a sua aposta na mobilidade sem emissões poluentes com um novo protótipo revelado no Salão de Xangai. Recorrendo a três motores elétricos, distribuídos pelos 4,90m de comprimento da carroçaria – um no eixo dianteiro e dois montados no eixo posterior – o e-tron Sportback Concept debita 435 cv que podem ser aumentados para os 503 cv em modo boost. A marca anuncia que a velocidade de ponta estará limitada aos 210 km/h e a bateria, com capacidade de 95 kW/h, permite uma autonomia de “mais de 500 km”.
A arquitetura acompanha as linhas futuristas características de veículos elétricos – equipado com jantes de grandes dimensões, de 23 polegadas, incorporadas nas sobressaídas cavas das rodas, separadas por uma “saia” lateral aerodinâmica. Na frente, inclinada para cortar o ar de forma mais eficiente, emergem as óticas em LED, de desenho partilhado com outros modelos da marca, e o símbolo da Audi iluminado.Mantem-se a icónica grelha Singleframe ainda que com os frisos longitudinais suprimidos, conferindo ao concept um estilo distinto e próprio, tal como antevisto nos primeiros esboços revelados. A traseira encerra-se num extenso declive ao estilo coupé sem prescindir de um spoiler similar ao dos modelos RS da marca. Este visual privilegia a dinâmica e corrobora a génese desportiva do SUV Sportback, com 1.98m de largura e 1.53m de altura.
O Audi e-tron Sportback concept é mais uma confirmação da aposta que a Audi está a fazer na mobilidade elétrica, como demonstram os planos para propostas de emissões 0 do A7 e Q4 e ainda os protótipos Q8 Concept de Detroit e Q8 Sport desvendado em Genebra.
Miguel Policarpo
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.