A poluição dos carros elétricos vs. motores de combustão

24/07/2019

É provavelmente o debate mais inflamado quando se fala dos veículos de emissões 0. A poluição dos carros elétricos em comparação com os carros com motor de combustão? Veja aqui a comparação e as perspetivas para o futuro…

A principal acusação que os condutores de carros elétricos fazem aos outros automobilistas é que eles poluem o ambiente com o fumo dos escapes. A principal resposta é que eles poluem mais devido às baterias de lítio. Este é um debate que tem “animado” a transição energética e que agora procurámos investigar.

div” data-cycle-speed=”1000″ data-cycle-swipe=”false” data-cycle-tile-count=”7″ data-cycle-tile-delay=”100″ data-cycle-tile-vertical=”true” data-cycle-timeout=”12000″>

Para tal, fomos analisar os principais dados relativos ao ciclo de vida dos veículos elétricos. Tanto na produção como depois na utilização nas estradas e ainda na reciclagem das baterias. Desta forma, procuramos dar a conhecer se existem vantagens ou desvantagens destes automóveis habitualmente designados “emissões 0”.

Efetivamente eles não emitem poluição pelos tubos de escape, mas isso não os torna isentos de emissões. Mas, por este prisma, praticamente nada é isento de emissões. A produção e os processos após a “reforma” significam o consumo de energia e recursos, e consequentemente emissões e outros impactos. Não apenas nos automóveis mas em tudo aquilo que usamos no dia-a-dia.

Tentamos agora desmistificar a questão da poluição dos carros elétricos, em comparação com os veículos com motor de combustão na fotogaleria. Veja e tire as suas próprias conclusões…

Fonte: Forbes, ICCT, Wikipedia, Washington Post, Relatório Ambiental Tesla, Recycling International, ElMotor

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.