Habitualmente acredita-se que mais airbags significam mais segurança. Mas, como demonstra um estudo realizado nos Estados Unidos, pela IHHS (a entidade rodoviária local) por vezes menos pode ser mais. Especificando, isto ocorre quando se trata dos airbags dos joelhos e parte inferior das pernas.
A base para esta conclusão está na análise a 400 acidentes ocorridos em 14 estados americanos. Foram comparadas as consequências de impactos frontais em viaturas que dispunham deste equipamento de proteção, em comparação com os restantes. E a conclusão foi de que os airbags de joelhos são inúteis.
Os dados foram depois corroborados com testes em crash-dummies. E chegou-se à conclusão que a introdução deste componente apenas reduz o perigo de lesão de 7,9% para 7,4%. Além disso, é referido que eles aumentam o perigo de lesões ao nível da parte inferior das pernas, apenas minimizando possíveis danos ao nível da cabeça dos passageiros.
É mesmo referido que existem “outras opções que podem ser tão eficazes, ou até mais eficazes. Um dos exemplos apontados passa por redesenhar os tablier, aumentando o espaço existente para as pernas.