A celebrar 50 anos, a AMG é muito mais do que competição ou upgrade mecânico de carros de estrada. Prova disso é o AMG GT R cujo desenvolvimento é da sua exclusiva responsabilidade. O empenho em dar resposta às diferentes expetativas dos clientes é, desde sempre, outra importante fonte de rendimento. Entre esses clientes conta-se o Sultão do Brunei que quando decidiu ter uma carrinha Classe S com motor V12, foi bater à porta da empresa de Grosspach (o “G” de AMG), nos arredores de Estugarda, como, aliás, já o tinha feito por diversas ocasiões. A enorme atenção ao detalhe e, consequentemente, a valorização do elemento humano continua a ser a principal características da empresa fundada há precisamente 50 anos por Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher (o “A” e o “M”, restantes), de tal maneira que ainda hoje todos os motores são completamente montados à mão.
Ao longo destes 50 anos, muitos são muitas as conquistas em pista e, talvez ainda mais os desenvolvimentos geniais, pelo que é quase impossível eleger o melhor. Deixamos para si essa tarefa, deixando-lhe algumas sugestões e…um “outsider”.
300 SEL 6.8 AMG (1971)
Nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, o grande sedan da AMG calou muita gente. A vitória na classe não foi tudo, já que a ela se juntou um surpreendente segundo lugar à geral. Conheça esta obra de arte na galeria de imagens que preparámos para si
300 E 5.6 AMG (1986)A série W124do Classe E, lançada em 1984, destacou-se pela qualidade mas faltava-lhe nervo; a versão de topo 300E, com um 3.0 de seis cilindros em linha, rendia apenas 188 CV. A AMG tinha o remédio adequado e propunha uma versão melhorada desse mesmo motor, com o bloco a crescer para 3.2 litros e a debitar 245 CV. Demasiado “racional” ainda e, em 1986, os engenheiros da casa conseguiram encaixar sob o capot do 300 E umV8 de 5.6 litros com tecnologia multiválvulas própria da AMG. Mesmo com caixa automática de apenas quatro velocidades, os 360 CV debitados pelo bloco atmosférico levada “O Martelo” – como ficou conhecido nos States – a quebrar a barreira dos 300 km/h…
C36 AMG (1993)
O C36 AMG não é o mais potente ou entusiasmante dos AMG, mas é talvez o mais significativo para a expansão da marca: foi o primeiro modelo desenvolvido conjuntamente com a Mercedes, tendo sido oficialmente comercializado por esta última. E foi um autêntico sucesso para a AMG. Seis cilindros em linha, 3.6 litros de cilindrada e 280 CV tornavam-no no mais potente da sua categoria, com prestações respeitáveis para a época: 6,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e velocidade máxima limitada a 250 km/h. Ainda assim, só duas gerações depois, com o surgimento do extraordinário C63 AMG, é que o BMW M3 encontrou um rival à sua altura.
SLS (2009
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