Aston Martin desvenda mais uma obra prima

a carregar vídeo

Desportivo e descapotável, o novo Aston Martin DB11 Volante é apresentado como a derradeira experiência de um Gran Turismo para andar com os cabelos ao vento.

A Aston Martin revelou o novo DB11 Volante, a versão descapotável do seu Gran Turismo, que está já disponível para encomenda e cujas primeiras entregas começam na Primavera de 2018. Tal como o Coupé, “O Melhor Aston Martin de Sempre” e um modelo que a Turbo teve já oportunidade de testar, o modelo surge numa versão V8 Twinturbo 4.0L de 510CV, que canaliza a potência para as rodas traseiras através de uma transmissão de oito velocidades da ZF. Isto permitiu obter prestações ao nível do recentemente revelado DB11 V8 de teto rígido, demorando 4,1 segundos a atingir os 100km/h e continuando a acelerar até aos 300 km/h.

Tal como o “irmão” de teto rígido, também neste caso a marca optou por uma estrutura em alumínio, que torna o Aston Martin DB 11 Volante simultaneamente mais rígido estruturalmente e leve, com o seu peso de 1945kg a situar-se apenas 110kg acima do coupé. O objetivo passou por oferecer um comportamento mais desportivo e refinado, que se conjuga a bordo com conforto e maiores áreas interiores para o que a marca designa como “a derradeira experiência de um Gran Turismo desportivo descapotável”.

O substituto do DB9 Volante recorre a uma capota em lona, que é formada por oito camadas e foi testada ao longo de 100.000 ciclos de abertura e encerramento em condições atmosféricas adversas para comprovar a sua resistência. Demorando 16 segundos a abrir o habitáculo ao sol ou 14 segundos para o voltar a cobrir, esta operação pode ser feito enquanto o GT desportivo circula a velocidades até 50 km/h. Opcionalmente, para quem gosta de uma entrada em grande, será possível abrir a capota do Aston Martin DB11 Volante a partir do exterior do veículo, recorrendo à chave da viatura. E assim, certamente terá todas as atenções centradas em si enquanto vai a caminho do seu desportivo britânico…

Nuno Fatela