Audi Elaine Concept: Um Nível Acima

14/09/2017

Esta evolução de estilo do e-tron Sportback Concept alia a motorização elétrica à capacidade para atingir o Nível 4 de condução autónoma, colocando-se num patamar intermédio entre o A8 de produção e o Aicon Concept. Além disso, a inteligência demonstrada pelo PIA e pelo Fit Driver também estão em foco no Audi Elaine Concept.

A Audi está em foco no Salão de Frankfurt, e levamos agora até si mais uma das novidades da marca no evento. Embora a gama desportiva esteja em destaque com o RS4 e o R8 RWD, a condução autónoma proporcionada já num Nível 3 pelo pioneiro Audi A8 foi mote para dois interessantes concepts. Ao já anteriormente divulgado Aicon concept, que encontra neste artigo e que proporciona uma condução sem qualquer intervenção humana com o Nível 5, juntou-se o Audi Elaine Concept que se coloca num patamar intermédio. Garantindo que o carro consegue seguir sozinho num espetro mais alargado de cenários, este protótipo mostra o próximo patamar no caminho para os sistemas de piloto automático.

Apresentando dimensões similares ao Audi A7 Sportback, este protótipo tem uma carroçaria de cinco portas e estilo coupé com um comprimento de 4,90 metros, largura de 1,98 metros e altura de 1,53 metros. Recorrendo a motores elétricos nos dois eixos, alcançando uma potência de 435 CV e oferecendo tração integral, o Audi Elaine Concept consegue atingir os 100 km/h em 4,5 segundos e oferece uma autonomia de 500km. Para tal recorre a um pack de baterias com 95kWh de capacidade, que pode ser carregado em tomadas rápidas a 150 kW ou também wireless por indução.

A iluminação é outro elemento em destaque, demonstrando o potencial da tecnologia Matrix Led através de projetores integrados. Isto confere ao automóvel uma capacidade de interação muito superior com o ambiente envolvente, “convertendo a luz numa forma de comunicação com o que está ao seu redor”. Isso fica demonstrado pela sua capacidade de informar se o veículo está a seguir em modo autónomo ou com um humano ao volante, e ainda para que o Elaine cumprimente o seu proprietário com mensagens de boas vindas ou despedidas.

Condução Autónoma

As capacidades mais alargadas de condução autónoma são outro destaque no Audi Elaine Concept. Recorrendo a uma inteligência artificial mais avançada com um processador de nova geração e sensores mais refinados, oferece um sistema totalmente autónomo para seguir em autoestrada. Uma evolução do Traffic Jam do A8, o modelo consegue até completar sozinho a totalidade das manobras de ultrapassagem. No entanto, continua a ser possível ao condutor retomar o controlo sempre que deseje.

Outro exemplo das capacidades mais alargadas está no surgimento de uma AI Zone, graças à comunicação com infraestruturas. Para tal surgem áreas específicas onde o carro pode seguir sozinho o seu caminho, como para o carregamento das baterias, a lavagem automática ou, em modelos que não sejam elétricos como o Audi Elaine Concept, os postos de gasolina. Posteriormente o carro irá seguir até um local de entrega previamente designado.

PIA

Outra novidade é a inclusão de um Personal Intelligent Assist, que é resumido pela sigla (não muito bonita em português) de PIA. Este “concierge” vai recorrer a inteligência artificial para realizar diversas tarefas do quotidiano. Combinando informações sobre o condutor, estado do trânsito e dados obtidas na internet, o carro consegue navegar sozinho. Com o tempo o veículo vai começar a conhecer os padrões de utilização do condutor, ao nível da navegação, rádio, climatização e até da distância habitual para os outros condutores, guardando estas informações para maior personalização. Estes dados ficam guardados de forma segura numa Cloud da Audi, e são disponibilizados ao proprietário através da sua conta MyAudi.

Fit Driver

Como o automóvel é um santuário de conforto e segurança, onde o condutor encontra descanso do conturbado ambiente e ritmo do quotidiano, o Audi Elaine Concept demonstra como o carro é um dos melhores locais para monitorizar e melhorar a saúde. Esta solução existe através de um Fit Driver, que disponibiliza informações como frequência cardíaca e temperatura num dispositivo no pulso. Ao detetar um aumento da fadiga ou stress, o veículo adapta automaticamente sistemas diversos, para “relaxar, revitalizar e proteger”.

Existem ainda soluções menos habituais como exercícios de respiração relaxante, em que a massagem se adapta ao ritmo da música e com funções especiais ao nível do controlo da climatização, da iluminação e da adaptação do sistema de infotainment. Mas o principal destaque nessa área vai para soluções inteligentes em caso de stress específico que tornam o Audi Elaine Concept num “personal trainer”, recorrendo ao Virtual Cockpit para indicar como efetuar uma técnica de respiração especial.