Audi: Empregados geram poupança de 108,6 milhões de euros

24/01/2018

O programa ‘Audi Ideas’ reúne as impressões dos empregados da marca dos quatro anéis. Em 2017, o fabricante poupou 108,6 milhões de euros graças à implementação de algumas das cerca de 15.000 sugestões recebidas.

Os empregados são essenciais para a Audi até no que respeita à redução de gastos. No ano passado, foram recolhidas 15.000 sugestões, no âmbito do programa programa ‘Audi Ideas’, de empregados pelos departamentos correspondentes, que analisaram e deliberaram a implementação dessas impressões. O resultado foi uma poupança que ascende aos 108,6 milhões de euros.

“Incentivamos os nossos empregados a pensarem na sua área de trabalho e a questionarem o ‘status-quo’, porque a criatividade e a inventividade de todos, na Audi, são factores cruciais para o nosso êxito”, refere Joachim Kraege, Diretor de Organização e Consultadoria do fabricante de Ingolstadt. Klaus Mittermaier, Presidente do Conselho de Trabalhadores do Grupo, destaca a importância do programa ‘Audi Ideas’, sublinhando que este modelo garante o sucesso da marca a longo prazo. “Para nós, como membros do Conselho de Trabalhadores, é muito importante que os nossos colegas beneficiem das suas sugestões”, acrescenta o responsável.

Saiba de que forma a Audi protege os seus empregados

Por vezes, mesmo ideias que parecem básicas revelam-se importantes no que respeita à melhoria de processos de produção, à prevenção de desperdícios e na simplificação do trabalho, conforme expressa o programa ‘Audi Ideas’. A este exemplo, a Audi recorda a ideia de dois aprendizes de mecatrónica, que sugeriram a marcação das anilhas das chaves dinamométricas em cores distintas – desta forma, facilita-se a selecção e operação da ferramenta, evitando-se erros e poupando-se tempo.

A Audi destaca ainda outros dois exemplos. O primeiro foi o caso de dois empregados da manutenção do departamento de desenvolvimento de motores que constataram que os sistemas de ventilação funcionavam de forma ininterrupta todo o dia. Os empregados sugeriram a redução da velocidade dos ventiladores quando ninguém está presente nas instalações. A marca procedeu a alterações, fixando um horário de funcionamento dos sistemas das 6 da manhã até às 22h em dias de semana. Com esta sugestão, a Audi consegue poupar 100.000 euros anuais… e o ambiente agradece.

Leia também: Audi cria gasóleo sem emissões de CO2

Do departamento de Garantia e Qualidade surgiu o segundo exemplo retirado do programa ‘Audi Ideas’. Três empregados otimizaram o método de verificação das portas do veículo, reduzindo o tempo necessário para ajustar os instrumentos de medição de 34 para 18 minutos. Esta alteração possibilitou economizar 200 horas de trabalho por ano, que agora podem ser despendidas noutras tarefas.

Nas fábricas de Bruxelas e de Gyor, a transição para a prática de 10.100 sugestões de empregados resultou numa poupança de 33 milhões de euros. Ressalva-se que o programa ‘Audi Ideas’ também reverte a favor dos empregados individualmente – uma questão de justiça – afinal, é graças a eles que a empresa colhe estes frutos.