Começam a ser conhecidas informações sobre o aguardado restyling ao Audi Q3, que deverá introduzir na gama versões de menor impacto ambiental.

O Audi Q3 é atualmente o modelo mais antigo da gama da Audi, e a marca tem já em andamento o projeto com vista á renovação do SUV, que em princípio ganhará uma nova imagem e atualização na mecânica em 2018.

Começam agora a surgir mais informações sobre os planos do fabricante de Ingolstadt, que irá implementar no Q3 a plataforma MQB, transversal a múltiplas propostas do Grupo VW e que oferecerá vantagens ao nível do peso, habitabilidade e a possibilidade de introdução de uma versão híbrida, entre diversos benefícios. Espera-se também que as dimensões exteriores aumentem ligeiramente, e o design deverá ganhar parecenças com o novo Q5, especialmente visíveis nas linhas da grelha e iluminação na dianteira.

Será, no entanto, no habitáculo que vão estar as maiores diferenças, com a substituição do atual ecrã do infotainment no topo do tablier por um novo design mais ergonómico. A aposta na digitalização será ainda reforçada através da introdução do painel de instrumentos da marca com ecrã de 12,3’’, o Audi Virtual Cockpit.

No que se refere à mecânica é a aposta das novas motorizações que merece o maior destaque, pois, como foi já referido, a introdução da plataforma MQB permitirá a introdução de um híbrido de Plug-In na gama.

Esta opção irá combinar a potência de um bloco 1.4 TFSI com um propulsor elétrico, devendo alcançar consumos oficiais abaixo dos 2.0L/100km. Está também a ser planeada a inclusão, embora num momento posterior à apresentação, de uma versão 100% elétrica do Q3, que poderá ter como base o recentemente renovado VW e-Golf, que tem uma autonomia anunciada de 300km. O SUV da Audi iria, no entanto, ter um novo sistema de carga rápida, potenciando a sua utilização ao diminuir o tempo para reabastecer as baterias. Esta é uma informação que, caso se confirme, vai de encontro aos planos anunciados da marca dos quatro anéis, que tinha indicado que em 2018 iria chegar ao mercado o seu primeiro SUV de emissões 0.

O resto da gama irá contar com os conhecidos motores a gasolina TFSI e diesel TDI, que devem ter cilindradas entre 1400cc e 2000cc e potências compreendidas entre os 150CV e os 220CV. A estes junta-se o topo de gama desportivo Audi RS Q3, que irá contar com a mais recente evolução do cinco cilindros da marca, mais leve e potente, podendo alcançar uma potência próxima dos 400CV, enviados para as quatro rodas através de uma caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem.

Nuno Fatela/Turbo