Bentley Continental GTC: Luxo a céu aberto

27/11/2018

Para quem gosta de ostentar o luxo, uma das melhores formas de o fazer é conduzir um dos mais luxuosos descapotáveis do mundo. Como o novo Bentley Continental GTC…

Se andar com os horizontes do luxo tapados por uma capota não condiz com o seu estilo de vida, então ficará seguramente contente com a chegada do novo Bentley Continental GTC. O Continental deixou de ser o best-seller da marca, substituído pelo Bentayga (exemplo da mudança dos tempos… e das vontades), mas ainda representa 38% das vendas mundiais da Bentley, e a versão descapotável revela-se também importante para estes números. Para garantir que ele continua tão exclusivo como sempre, surgem agora várias novidades para este ‘convertible’.

A estética segue as mesmas orientações do Coupé na dianteira, mas depois está ausente o teto permanente e na traseira temos o ‘gurney flap’ (o prolongamento no topo da mala) e a envolvência das óticas posteriores com maiores dimensões, para contrapor a ausência do spoiler retrátil e outros apoios aerodinâmicos. Mas o elemento fulcral é a capota, que pode ser aberto ou encerrada em 19 segundos, a velocidades até 50 km/h. E, para combinar com um fato mais clássico, esta cobertura pode agora surgir num tecido ‘tweed’.

A bordo o destaque vai para a grande zona em madeira que surge na frente dos ocupantes, a toda a largura do tablier e envolvendo o painel de instrumentos e o ecrã de infotainment. Este “centro de controlo” tem 12,3”, e a particularidade de poder ser recolhido ao toque de um botão. Entre as evoluções deste interior, completado com as mais excelsas madeiras e peles, referência para o novo cachecol de ar integrado nos bancos, para maior conforto térmico ao circular com a capota aberta.

Nesta fase de lançamento surge apenas a versão do Bentley Continental GTC com o bloco W12 6.0 TSI, que debita 635cv e 900Nm. Conetado a uma caixa automática de oito velocidades, ele demora apenas mais um décimo que a versão de capota rígida a cumprir os 0-100km/h, completando o sprint em 3,8 segundos. Depois disso, o ponteiro da velocidade pode continuar a elevar-se até um máximo de 333km/h. Valores impressionantes para um modelo que pesa mais 160kg que o GT, num total de 2414kg, embora tenha de ser destacado o aumento da rigidez estrutural em 5% comparativamente ao anterior Continental GTC.

Além de surgirem os packs de assistências ‘City’ e ‘Touring’, com vários sistemas de apoio ao condutor para ambiente urbano ou condução em estrada aberta, este descapotável tem ainda um sistema de controlo de estabilidade para a carroçaria, o Bentley Dynamic Ride, com sistema de 48 volts. Além disso, surge ainda a tração integral ativa, que substitui a anterior configuração fixa numa relação 40:60 entre os dois eixos, optando por uma vetorização de binário entre os dois eixos consoante os momentos de condução. Que, açiás, são alterados em vários parâmetros consoante a escolha entre os modos Sport, Comfort, Bentley e Custom.

Os preços do novo Bentley Continental GTC ainda não são conhecidos, mas não é de crer que desçam da fasquia estabelecida para o antecessor, colocada pouco acima dos 300.000€ em solo nacional. Mas pode sempre esperar pela chegada das versões V8, previstas para 2019…

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