Boris Johnson escreveu sobre automóveis, mas foi um desastre

23/07/2019

A coluna de opinião mais cara de sempre na GQ inglesa e um espaço onde surgiram verdadeiras pérolas da escrita. Esta é a história de quando Boris Johnson decidiu escrever crónicas sobre automóveis

O novo líder do Partido Conservador e futuro Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, é uma personagem controversa. E algo que não faltam são histórias sobre este defensor do Brexit. Agora surgiram informações sobre quando ele decidiu escrever sobre automóveis. Prepare-se, pois o Jalopnik, fonte desta história, apenas o anuncia como “O Pior Escritor de Sempre sobre Automóveis”.

As crónicas…

Existem verdadeiras pérolas nas palavras de Johnson sobre carros. Elas foram escritas quando assinou a coluna de opinião mais cara na história da GQ inglesa, segundo conta um dos editores. Algumas dessas obras-primas foram contadas no livro de 2011 ‘Just Boris’, de Sonia Purnell.

A primeira é referente ao Ferrari F430, e mostra alguma inspiração que, se fosse em Portugal, seria provavelmente associada a Bocage. As suas palavras sobre o desportivo italiano são estas: “Foi como se todo o Condado de Hampshire se deitasse e abrisse as suas bem nutridas pernas para ser arrebatada pelo garanhão italiano“. Classe pura…

Esta vertente mais erótica surge também em outros dos seus escritos. Como quando fantasiava com o tamanho dos seios da mulher que dava voz ao sistema de navegação. Ou ao ser ultrapassado por mulheres na estrada, altura em que “apanhá-las por trás”. Um verdadeiro gentleman britânico, portanto.

Mas o lado mais polémico de Johnson surge numa análise ao Nissan Murano. Sobre o jipe nipónico surgem eloquentes palavras que nunca devem ser associadas a um político (embora nessa altura Johnson ainda estivesse longe deste mundo).

Ele refere sobre o Murano algo como “O que dizia ele, com o desdém plutocrático da reluzente grelha. Dizia ‘Sai da frente, pequeno carro guiado por uma pessoa vulgar com um ordenado modesto. Abram alas para o Murano’ “. Sim, ele disse mesmo isto sobre o Nissan Murano!

… e as outras histórias

Além do talento inato para escrever ‘tonterias’, há muito mais sobre Boris Johnson. O mais divertido era o facto dele não aparecer para receber as instruções sobre os carros, ou simplesmente não estar a prestar atenção. Ao ponto de, relata um dos responsáveis da GQ na altura, ter ligado a perguntar “como uso a porta?”. Uma história confirmada por quem atendeu o telefone, indicando que ele provavelmente ficou preso no interior não sabendo como usar o puxador.

Bem menos divertido para a revista foi a sua pouca preocupação em cumprir as leis. Além de ser pago de forma principesca, havia muitas outras contas associadas a reboques ou coimas de estacionamento. Ao ponto de ter sido dito uma vez que as multas de trânsito “se acumulavam como neve no para-brisas”. Sem dúvida mais algo que dá mais força à descrição usada pelo Jalopnik para o futuro PM britânico: O Pior Escritor de Sempre sobre Automóveis.

Fonte: Jalopnik