Bosch, Vodafone e Huawei em parceria para carros inteligentes

Estão a ser criados pelas três empresas novos módulos 5G permitem comunicação de veículos e beneficiam sistemas de condução assistida.

A Bosch, a Vodafone e a Huawei têm vindo, desde fevereiro de 2017, a desenvolver uma tecnologia que possibilita aos automóveis comunicarem entre si e com aquilo em seu redor através dos telemóveis. O sistema Cellular-V2X (a designação V2X representa a comunicação entre veículos e o exterior) tem vindo a mostrar resultados que permitem a diminuição de problemas como acidentes e congestionamentos no trânsito.

Os testes desta nova tecnologia com os primeiros módulos 5G estão a ser realizados na autoestrada A9, na Baviera, tendo o sistema vindo a ser usado como sistema de alerta em tempo real para mudanças de faixa ou em casos de travagem de emergência. Os resultados têm vindo a mostrar que sistemas de condução assistida, como o ACC Cruise Control adaptativo, beneficiam da comunicação entre veículos, permitindo que este acelere e trave automaticamente mediante as informações recebidas.

Este sistema abre claros caminhos para a condução autónoma ao conectar os veículos, permitindo que estes troquem informações sobre condições que possam ser invisíveis aos condutores. Com a comunicação entre veículos através do Cellular-V2X, juntamente com o ACC Cruise Control, os carros conectados podem transmitir informação, como a sua posição e velocidade, a todos os veículos num raio de mais de 300 metros.

Artigo: Nuno Freitas Faria