Botão de ignição já causou 28 vítimas mortais

15/05/2018

Os sistemas de ignição sem chave, com botão de ignição eletrónico, estarão na causa de morte de 28 pessoas e de lesões de outras 45. Os condutores esquecem-se de desligar o motor, resultando em trágicas consequências.

A simplicidade conferida pelo botão de ignição eletrónico – um sistema que dispensa a utilização de chave e que é cada vez mais utilizado pelas marcas – resulta também em esquecimentos que provam ser fatais. De acordo com o New York Times, desde 2006 28 pessoas faleceram por deixarem as viaturas ligadas. Outras 45 ficaram lesionadas, algumas com lesões cerebrais. As emissões de monóxido de carbono são a causa destas tragédias.

Apesar de parecer difícil de acontecer, a verdade é que a facilidade de literalmente se carregar num botão para se desligar o motor da viatura pode originar esquecimentos. Em espaços fechados como garagens, se o condutor não se lembrar ou não se aperceber de que a viatura continua ligada, as consequências podem ser desastrosas. Para prevenir esta situação, algumas marcas desenvolveram sistemas de alerta. É o caso da Toyota, em que os modelos do fabricante emitem três avisos sonoros para o exterior e um para o habitáculo, caso o condutor saia do veículo com o motor ainda em funcionamento.

O monóxido de carbono é inodoro e sem cor, constituindo uma ameaçadora presença invisível. Aconselha-se equipar as habitações, por exemplo, com detetores para evitar situações catastróficas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.