Burguer King faz entregas a condutores presos no trânsito

16/05/2019

Burguer King aproveita os engarrafamentos para fazer crescer o seu negócio.

A famosa cadeia de restaurantes Burguer King está a aproveitar um novo nicho de mercado, com um potencial prometedor. ‘Hungry People in Traffic’ (HPT) é o nome do projecto que se debruça sobre a realização de entregas, em tempo-real, a condutores que se encontrem presos no trânsito. A Cidade do México foi a eleita para a estreia deste novo conceito, com resultados tão positivos, que o Burguer King (BK) já prepara expansão do HPT para novas cidades.

O projecto HPT foi desenvolvido através de uma parceria com a agência de publicidade ‘We Believers’. Fruto desta colaboração nasceu uma aplicação móvel que possibilita aos seus utilizadores receberem os seus pedidos ‘on the move’. O HPT foi apresentado ao público através da iniciativa ‘The Traffic Jam Whopper’, que decorreu naquela cidade mexicana, uma das mais congestionadas do Mundo. Só com a ajuda de vários equipamentos tecnológicos (aplicação, dados de trânsito em tempo real, painéis informativos, etc) é que foi possível levar esta ideia para a frente.

Mas como funciona este sistema? Numa primeira instância, o sistema de monitorização de trânsito ajuda o BK a determinar aquelas que são as áreas onde o trânsito está mais congestionado. Quando um desses engarrafamentos ocorre dentro de um raio de 3 km do BK mais próximo, ligam-se os painéis informativos na estrada, que indicam como realizar um pedido para aquela área afectada pelo trânsito. Através do comando de voz da aplicação, o BK incentiva a que os condutores não digitem os seus pedidos enquanto conduzem. Quando a comida se encontra a caminho, essa informação é actualizada nos painéis colocados ao longo da via. Os estafetas, com recurso ao Google Maps, são capazes de realizar as entregas ao furarem o trânsito com as suas motorizadas.

De acordo com os responsáveis da cadeia de restaurantes, o serviço inovador reflectiu-se num aumento de 44% dos downloads da aplicação do BK. Para além destes números, e de acordo com a mesma fonte, os pedidos diários revelaram um crescimento de 63%. Devido ai seu sucesso nesta fase inicial, Los Angeles, Shanghai e São Paulo são os próximos na lista de cidades onde o BK espera implementar esta forma de negócio.